“ESSA É SUA PASTA E SUA TURMA” - INSERÇÃO DE PROFESSORES NA REDE PÚBLICA DE ENSINO E SUAS IMPLICAÇÕES CURRICULARES

Rita de Cássia Frangella

Resumo


Resumo: O artigo discute, a partir de questão emergente em pesquisa sobre trajetória de uma proposta curricular numa rede municipal de ensino, a entrada do professor na rede de ensino - os tópicos da representação, sujeito/identidade na discussão que faz acerca da dimensão discursiva do social e a tensão universalismo/particularismo, em diálogo com as proposições de Ernesto Laclau e Homi Bhabha. Destaca-se a narrativa das professoras problematizando o processo político de construção de identidades coletivas, argumentando que essas se constituem em ato e não a partir de nem fundam princípios, o que traz implicações acerca da própria identidade docente. Defende-se que a problematização proposta contribua para o diálogo-produção de políticas curriculares, na observação do caráter cíclico e flutuante da significação, que não permite a fixação de fronteiras uniformes, mas exige pensar a construção de políticas curriculares como elaborações político-discursivas. Palavras-chave: política curricular – discurso – representação - identidade

Palavras-chave


Política curricular; Discurso; Identidade

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Revista e-Curriculum                                   e-ISSN 1809-3876

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