Atividade orientadora de ensino de matemática na formação inicial de professores
Activity guiding teaching mathematics in initial teacher

Fabiana Fiorezi de Marco

Resumo


Este artigo discute as implicações didáticas provenientes da vivência de atividades orientadoras de ensino por futuros professores de matemática. Foram selecionados para este artigo os registros de licenciandos da disciplina “Metodologia do Ensino de Matemática” do 2º semestre de 2010. As informações foram construídas a partir da vivência e da exploração e atividades orientadoras de ensino (MOURA, 2002) pelos licenciandos e foram analisadas segundo a categoria intitulada (re)significação conceitual (MARCO, 2009). As análises tiveram fundamentação teórica na teoria histórico-cultural, principalmente em Vigotski, Davidov, Leontiev. Como resultados, as análises indicam que os protagonistas da pesquisa desenvolveram um processo de reflexão sobre a atividade orientadora de ensino, concebendo-a como geradora da necessidade e do motivo para ensinar e aprender matemática.

 

Abstract

 

 

This article discusses possible didactic and methodological implications from the experience of guiding activities for teaching future math teachers. The information selected records undergraduates were built from the experience and exploration activities and guiding learning by participants and analyzed according to the category entitled (re)signification conceptual. Analyses were theoretical in cultural-historical theory, especially Vygotsky, Davydov, Leontiev. As a result, the analyzes indicate that the protagonists of the research developed a process of reflection on the activity counselor education, conceiving it as a generator of the need and reason for teaching and learning mathematics.


Palavras-chave


Formação de professores de Matemática; Perspectiva histórico-cultural; Atividade Orientadora de Ensino.

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