Reflexões sobre a disciplina de modelagem matemática na formação de professores

Maria Beatriz Ferreira Leite

Resumo


Resumo
O uso da modelagem matemática no processo de ensino e aprendizagem pressupõe que o professor investigue situações cotidianas visando, essencialmente, desenvolver os conteúdos matemáticos previstos. A partir de indagações decorrentes das experiências vivenciadas em um curso de licenciatura em matemática, este artigo reflete sobre a disciplina de modelagem matemática na formação de professores. A disciplina, além de apresentar e analisar a modelagem matemática como estratégia pedagógica, possibilita aos alunos vivenciarem a modelagem através da elaboração de trabalhos desenvolvidos a partir de temas diversos. Com base nessas experiências, este trabalho propõe identificar e analisar (i) as principais dificuldades encontradas pelos alunos; (ii) a influência e contribuição da disciplina na prática pedagógica.
Palavras-chave: modelagem matemática; ensino e aprendizagem; formação de professores.

Abstract
The use of mathematical modeling in the learning and teaching process supposes that the teacher is able to deal with real situations, aiming, essentially, to develop the mathematical contents that are part of the curriculum. Based on inquiries which come from experiences in a Mathematics Teaching Course, this article reflects on the Mathematical Modeling subject in teacher education. The subject, besides presenting and analyzing mathematical modeling as a pedagogic strategy, enables students to experience modeling through works developed from different themes. Based on those experiences, this article proposes to identify and analyze (i) the main difficulties faced by the students; (ii) the influence and contribution of this subject in the pedagogic practice.
Keywords: mathematical modeling; learning and teaching process; teacher education.

Palavras-chave


modelagem matemática; ensino e aprendizagem; formação de professores

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


INDEXADORES DA REVISTA