Uma proposta para inserir a análise de erros em cursos de formação de professores de matemática

Helena Noronha Cury

Resumo


Resumo

Neste artigo, são apresentados dados parciais de uma investigação que tem como um de seus objetivos o aprofundamento de análises de erros ou dificuldades de alunos ou professores na resolução de questões de Matemática. De um total de 902 dissertações ou teses defendidas em cursos de pós-graduação em ensino de Ciências e Matemática, foram encontradas 39 produções que abordam erros, dificuldades ou obstáculos. Essas produções foram analisadas e foram destacadas as que trabalham com professores. Para discutir os dados, faz-se uso das ideias de Deborah Ball e colaboradores sobre conhecimento matemático para o ensino e propõe-se uma inserção da análise de erros em cursos de formação inicial ou continuada de professores.

Palavras chave: Erros. Dificuldades. Obstáculos. Cursos de formação de professores de Matemática.

Abstract

In this paper, we present preliminary data from an investigation that has as one of its goals the deepening of analysis of errors or difficulties of students or teachers to solve mathematical questions. Through a total of 902 dissertations or theses in post-graduate courses of science and mathematics teaching, were found 39 productions that deal with errors, difficulties or obstacles. These productions were analyzed and those that work with teachers were highlighted. To discuss the data, we make use of ideas of Deborah Ball and collaborators on mathematical knowledge for teaching and we propose an integration of error analysis in initial or continuing teacher training courses.

Keywords: Errors. Difficulties. Obstacles. Mathematics teacher training courses.


Palavras-chave


Erros; Dificuldades; Obstáculos; Cursos de formação de professores de Matemática.

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