Explorando temas de interesse no Currículo de Matemática do Ensino Médio
Exploring themes of interest in the Mathematics Curriculum of High School

Clarissa de Assis Olgin, Claudia Lisete Oliveira Groenwald

Resumo


Este artigo apresenta um estudo referente à escolha de critérios para seleção de temas a serem trabalhados no Currículo de Matemática do Ensino Médio, que relacione os conteúdos matemáticos a temas de interesse. Justifica-se pela importância do professor de Matemática buscar diferentes recursos metodológicos para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem, os quais possam ser aplicados em suas aulas, despertando a curiosidade, a atenção e o interesse dos alunos. A partir das contribuições de Skovsmose, Doll Jr. e Silva, elaborou-se uma classificação dos temas de interesse que podem ser desenvolvidos ao longo do Currículo de Matemática. Essa classificação pode subsidiar os professores na escolha de temas a serem desenvolvidos, apresentando conteúdos matemáticos que podem ser trabalhados em cada assunto.

 

This article presents a study on the choice of criteria for the selection of topics to be worked in the Mathematics Curriculum of the High School, that relate mathematics contents to themes of interest. This work is justified by the importance of the Math teacher seek different methodological features for the development of the teaching and learning process, which can be applied in their classes, arousing the curiosity, the attention and the interest of students. From the contributions of Skovsmose (2006), Doll Jr. (1997) and Silva (2009) has been elaborated a classification of the themes of interest that can be developed along the Mathematics Curriculum. This classification can subsidize the teachers in their choice of themes to be developed, for it presents possible mathematics contents that can be worked in each theme.


Palavras-chave


Currículo de Matemática; Ensino Médio; Temas de Interesse.

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