Uma hermenêutica da produção sobre investigação Matemática no Brasil<br>A hermeneutics from the production about Mathematics investigation in Brazil

Autores

  • Paulo Wichnoski UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Tiago Emanuel Klüber Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Palavras-chave:

Revisão bibliográfica, Pesquisa qualitativa, Hermenêutica

Resumo

Neste artigo buscamos efetuar um meta-estudo sobre uma pesquisa denominada estado da arte realizada com dissertações e teses da BDTD[1]. Essa pesquisa evidenciou num primeiro momento, os focos que se mostram nas produções em Investigação Matemática no contexto da Educação Matemática brasileira. A partir dela, buscamos transcender a interpretação dos manifestos em cada categoria, na busca pelos seus sentidos e significados, conduzidos pela interrogação: O que se revela a partir dos focos de pesquisa em dissertações e teses brasileiras de Investigação Matemática? Buscando respondê-la, trazemos neste artigo a descrição e interpretação das categorias que emergiram no trabalho que deu suporte a este. Os resultados sinalizam para a necessidade de haver pesquisas que extrapolem a esfera da experiência pedagógica, questionando a própria Investigação Matemática.


[1] Biblioteca Digital Brasileira de Dissertações e Teses - http://bdtd.ibict.br/

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Paulo Wichnoski, UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Graduado em licenciatura plena em matemática pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Aluno regular do programa de pós graduação stricto sensu em Ensino da Universadade Estadual do Oeste do Paraná. Professor da FAMPER - Faculdade de Ampére.

Tiago Emanuel Klüber, Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Doutor em Educação Científica e Tecnológica (Ensino), UFSC. Docente do Colegiado de Matemática. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação, PPGE, Cascavel. Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino, PPGEn, Foz do Iguaçu, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Downloads

Publicado

2015-08-21

Edição

Seção

Artigos