A relação com o saber matemático de alunos ingressantes na universidade
The relationship with mathematical knowledge of the students entering at university

Pedro Augusto Pereira Borges, Méricles Thadeu Moretti

Resumo


Esse trabalho investiga as relações com o saber através de questionários, entrevistas, testes e acompanhamento de aulas, estabelecidas por alunos ingressantes na universidade, e propõe um quadro com subdivisões voltadas especificamente para o conhecimento matemático, nas três dimensões elaboradas por Bernard Charlot. As relações do tipo objetivação-denominação foram predominantes nas manifestações dos alunos pesquisados, com sinais de aceitação simples e muito pouco de argumentação sobre a veracidade das proposições matemáticas, o que tende a gerar uma aprendizagem superficial e ajuda a explicar a baixa aprendizagem. O quadro com as subdivisões pode ser utilizado em pesquisas sobre aprendizagem, projetos de ensino, assim como para a análise de situações de baixo índice de aprovação escolar.

 

This paper investigates the relations with knowledge through questionnaires, interviews, tests and follow-up lessons, established by students entering the university, and proposes a table with subdivisions geared specifically for mathematical knowledge, in the three dimensions elaborated by Bernard Charlot. The relationship of the objectification-denomination type were prevalent among the students surveyed, with simple acceptance and very little argumentation about the truth of mathematical propositions, which tends to generate superficial learning and helps to explain the low learning achievement. The table with the subdivisions can be used in research on learning, teaching projects, as well as for the analysis of low school approval rating situations.



Palavras-chave


relação com o saber; matemática no ensino superior; reprovação escolar.

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