O espaço e suas relações: uma sequência de atividades em construção <br> Space and its relations: a sequence of activities under construction

Autores

  • Eliane Matheus Plaza Universidade Cruzeiro do Sul
  • Edda Curi Universidade Cruzeiro do Sul

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2017v19i2p99-118

Palavras-chave:

Espaço e suas relações, Sequência de Atividades, Grupo de Pesquisa Colaborativo, Desenvolvimento Profissional Docente.

Resumo

Resumo

Este artigo apresenta um recorte de nossa tese de doutorado. Apresenta o episódio de discussão que envolveu a participação das professoras dos anos iniciais na produção de uma sequência de atividades, com a finalidade de trabalhar em sala de aula o tema matemático Espaço e suas relações. Para subsidiar essa discussão, como aporte teórico, recorreu aos estudos que discutem o desenvolvimento profissional docente e o trabalho colaborativo. Esse episódio assinalou a necessidade de o professor ampliar e aprofundar seus conhecimentos dos conteúdos que espera ensinar, e a contribuição significativa do trabalho em um grupo colaborativo para o desenvolvimento profissional das professoras.


Abstract

The present article is a cut-off of our doctoral thesis. It shows the episode of discussion that involved the participation of elementary school teachers in the production of a sequence of activities aiming to work on the mathematical topic Space and its relations in their classrooms. In order to support that discussion theoretically, we searched for studies that discuss professional teacher develoment and collaborative work. Such episode emphasized the necessity for the teachers to increase and deepen their knowledge on the contents they expect to teach and the meaningful contribution of collaborative group work for the teachers’ professional development.

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Biografia do Autor

Eliane Matheus Plaza, Universidade Cruzeiro do Sul

Doutoranda em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Cruzeiro do Sul. Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Cruzeiro do Sul . Graduada em Pedagogia pela Universidade Camilo Castelo Branco (1987). Coordenadora Pedagógica pela Secretaria Municipal da Educação (SME) da Prefeitura da Cidade de São Paulo. Integrante do Grupo de Pesquisa "Conhecimentos, Crenças e Práticas de Professores que ensinam Matemática" - CCPPM da Universidade Cruzeiro do Sul

Edda Curi, Universidade Cruzeiro do Sul

Possui graduação em Licenciatura pela Pontificia Universidade Catolica de São Paulo (1968), graduação em Bacharelado pela Pontificia Universidade Catolica de São Paulo (1967), mestrado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000) e doutorado em Educação Matemática pela Pontificia Universidade Catolica de São Paulo (2004). Atualmente é docente pós-graduação da Universidade Cidade de São Paulo e professor titular da Universidade Cruzeiro do Sul. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: educação matemática, formação de professores, curriculo de matemática, ensino de matemática e anos iniciais do esnino fundamental.

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2017-09-07

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Artigos