Competências matemáticas: perspectivas da SEFI e da MCC <br> Mathematical competences: perspectives of SEFI and the MCC

Autores

  • Barbara Lutaif Bianchini PUC/SP
  • Gabriel Loureiro de Lima Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Eloiza Gomes Instituto Mauá de Tecnologia
  • Joelma Iamac Nomura

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2017v19i1p49-79

Palavras-chave:

Competências, Engenharia, Matemática Contextualizada.

Resumo

No presente artigo, de cunho teórico-bibliográfico, apresentam-se considerações a respeito da ideia de educação baseada em competências, para, então, discutir aspectos relacionados ao desenvolvimento de competências matemáticas pelo futuro engenheiro a partir de duas perspectivas: a do Mathematics Working Group da Société Européenne pour La Formation des Ingénieurs e a da teoria A Matemática no Contexto das Ciências, que por meio de uma noção mais ampla de competência, volta sua atenção não apenas àquelas relacionadas a conhecimentos matemáticos, mas também às profissionais e laborais, que, segundo preconiza essa teoria, podem ser desenvolvidas nas aulas de Matemática dos cursos de Engenharia se estes forem conduzidos segundo o Modelo Didático da Matemática em Contexto.


In this theoric-bibliografic paper we want to show considerations about education ideas based on competences, therefore we will debate associated aspects to the Mathematics Competences development by the future engineer based on two perspectives: the Mathematics Working Group from the Société Européenne pour La Formation des Ingénieurs and the theory of Mathematic in the Sciences Context, using a amplified competence focused not only in those related to the mathematics knowledge but also the professional and labor ones, it can be developed in mathematic classes presentes in engineers graduation if they were teached by the Didatic Model of Mathematics in Context.


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2017-04-26

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Artigos