Um estudo praxeológico de Poliedros em um Livro Didático de Matemática do Ensino Médio <br> A praxeological study of polyhedra in a textbook of high school mathematics

Autores

  • Márcio Silveira Ramos Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC
  • José Fernando Santos Rodrigues Junior Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC
  • Afonso Henriques Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2018v20i3p26-50

Palavras-chave:

Sólidos Geométricos. Organização praxeológica. Poliedros

Resumo

Neste artigo tem-se como objetivo analisar e apresentar os possíveis resultados da praxeologia do ensino de Poliedros, evidenciados como sólidos geométricos, proposta em um livro didático (LD) de Matemática do 2º ano do Ensino Médio. Para isso, adotamos como metodologia de pesquisa a análise institucional & sequência didática. Como fundamentação, apoiamo-nos na Teoria Antropológica do Didático, nas suas vertentes praxeológica e ecológica, visando identificar os diferentes tipos de tarefas, técnicas, tecnologias e teorias presentes na praxeologia do ensino de Poliedros. Os resultados obtidos mostram que o trabalho dos autores do LD revela uma organização praxeológica usual completa de Poliedros, partindo da apresentação teórica dos conteúdos propostos. Os tipos de tarefas apresentados fundam-se na aplicação direta de técnicas apresentadas no bloco práxis. Destacamos que o LD se constitui como um dos recursos didáticos de excelência para as pesquisas em Educação Matemática, no sentido de que os pesquisadores e Professores podem conhecer melhor a organização matemática de um LD, a partir de uma análise praxeológica. <br>

This paper have to aims to analyze and present the possible results of the Polyhedra’s praxeology teaching, evidenced as geometric solid, proposed in a didactic book (LD) of mathematics from the Second year of High School. For this, we adopted as Institutional Analysis & Didactic Sequence methodology. As theoretical foundation, support the Anthropological Theory of Didactics, in its praxeological and ecological aspects, aiming to identify the different types of tasks, techniques, technologies and theories present in the Polyhedron’s praxeology. The results show that the work of the authors of the DB reveals a complete usual praxeological organization of Polyhedron, starting from the presentation’s theoretical of the proposed contents. The tasks’ types presented are based on the direct application of techniques presented in the praxis block. Emphasizing that DB is one of the didactic resources of excellence for research in Mathematics Education, in the sense that the Researchers and Teachers can know it better from a praxeological analysis.

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Biografia do Autor

Márcio Silveira Ramos, Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC

Mestre em Educação Matemática pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) - (2018), especialista em Metodologia do Ensino de Matemática pela Faculdade de Conchas FACON - (2017), licenciado em Matemática pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (2014). Professor de Matemática na Educação Básica.

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Publicado

2019-01-31

Edição

Seção

Finalizada - Número Temático - TAD - Volume 20 -3 (2018)