O bloco do saber do conjunto dos inteiros relativos<br>The know pack of the relative whole of integers

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2019v21i5p455-468

Palavras-chave:

Bloco do saber. Modelos Concretos. Números inteiros relativos. Teoria Antropológica do Didático.

Resumo

Neste artigo apresentamos um esboço de algumas reflexões advindas da nossa pesquisa acerca dos inteiros relativos. Os resultados que obtivemos nos deixaram alguns desconfortos, que nos movimentaram e nos proporcionaram que refletíssemos acerca das dificuldade que encontramos em nossos processos de análises. Nossa dificuldade se deu no momento em que modelamos as propostas de ensino contidas em um livro didático. Nosso referencial teórico e metodológico foi a teoria antropológica do didático (CHEVALLARD, 1999) e, dentre as ferramentas que mobilizamos destacamos o bloco do saber. Esse bloco permite justificar as técnicas utilizadas para a resolução das tarefas propostas, e será essa parte da modelagem que nos propomos a estudar e entender, justamente pela nossa dificuldade em modelar e descrever esses elementos de uma praxeologia. Nossa escrita perpassará alguns outros aspectos dos processos de ensino dos inteiros relativos que se mostraram importantes para os estudos dessas justificativas para as técnicas mobilizadas.

Metrics

Carregando Métricas ...

Referências

ANDRINI, A. VASCONCELLOS, M. J. Praticando Matemática, 7. 3. ed. renovada. São Paulo: Editora do Brasil, 2012.

BITTAR, Marilena. A Teoria Antropológica do Didático como ferramenta metodológica para análise de livros didáticos. Zetetiké, Campinas/SP, v. 25, ISSN 2176-1744, 2017.

BORBA, Rute; GUIMARÃES, Gilda. A pesquisa em educação matemática: repercussões na sala de aula. São Paulo: Cortez, 2009.

Bosch, M. & Gascón, J. Fundamentación antropológica de las organizaciones didácticas: de los talleres de prácticas matemáticas a los recorridos de estudio e investigación. En A. Bronner, M. Larguier, M. Artaud, M. Bosch, Y. Chevallard, G. Cirade & C. Ladage (Eds.), Diffuser les mathématiques (et les autres savoirs) comme outils de connaissance et d’action (pp. 55-91). Montpellier, Francia: IUFM. 2010.

CHEVALLARD, Y. Conceitos Fundamentais da Didática: As perspectivas trazidas por uma Abordagem Antropológica. In: Jean Brun (Ed.). Didáctica das Matemáticas. Lisboa: Instituto Piaget, p. 114 – 154, 1996.

________________. Analyse des pratiques enseignantes et didactique des mathematiques: L´approche antropologique. Publicado em: Recherches en Didactique des Mathématiques, v. 19, n. 2, p. 221 – 266, 1999.

CID, E. La investigación didáctica sobre los números negativos: estado de la cuestión. Pre-publicaciones del Seminario Matemático" García de Galdeano", n. 25, p. 1 – 40, 2003.

CID, E. BOLEA, P. Diseño de un modelo epistemológico de referencia para introducir los números negativos en un entorno algebraico. In : Diffuser les mathématiques (et les autres savoirs) comme outils de connaissance et d’action. Orgs. A. Bronner, M. Larguier, M. Artaud, M. Bosch, Y. Chevallard, G. Cirade & C. Ladage (Eds.). Montpellier, França : Université de Montpellier, p. 575 – 594, 2010.

GONÇALVES, Kleber Ramos. A teoria antropológica do didático como ferramenta para o estudo de transposições didáticas: o caso das operações de adição e subtração dos números inteiros no 7º ano do ensino fundamental. Dissertação de mestrado, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Campo Grande, 2016.

Downloads

Publicado

2019-11-06

Edição

Seção

Finalizada - LADIMA 2018 - Número especial - A Didática da Matemática, formação de professores e práticas docentes.