Desvelando caminhos para a aprendizagem profissional do professor que ensina matemática nos anos iniciais

análise das ações de uma formadora

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2022v24i1p418-455

Palavras-chave:

Oportunidades de aprendizagem Profissional, Formação continuada, Pensamento algébrico, Professores que ensinam matemática, Anos iniciais do ensino fundamental

Resumo

Este artigo tem como objetivo identificar as oportunidades de aprendizagem profissional viabilizadas a professores durante um processo formativo, tomando-se como foco de análise o planejamento da formação e as ações da formadora para desenvolvê-lo. O presente estudo é de natureza qualitativa e construcionista, dentro da perspectiva teórica do interpretativismo. Realizaram-se as análises a partir dos documentos do processo formativo e uma entrevista de lembrança estimulada com a formadora complementou-as. Os resultados revelaram que os participantes vislumbraram possibilidades de desenvolver o Pensamento Algébrico com estudantes dos anos iniciais, participaram de discussões matemáticas e didáticas sobre a propriedade do elemento oposto, do elemento neutro (adição e multiplicação) e do significado de equivalência do sinal de igualdade e refletiram sobre os conhecimentos dos estudantes do 5.º ano do Ensino Fundamental relacionados ao desenvolvimento do Pensamento Algébrico. E as escolhas da formadora possibilitaram articular as dimensões matemática e didática, aproximar a Matemática Acadêmica da Matemática Escolar, vinculadas ao Pensamento Algébrico, e favoreceram interações discursivas pautadas na argumentação e na justificação e em momentos de trabalho individual e coletivo, com a finalidade de ampliar conhecimentos.

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Biografia do Autor

Alessandro Jacques Ribeiro, Universidade de Lisboa

Doutor em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2007). Desenvolveu duas fases de Pós-Doutoramento: a primeira na Rutgers, The State University of New Jersey, Estados Unidos (2015) e a segunda no Institute of Education da Universidade de Lisboa, Portugal (2017). Atualmente é Professor Auxliar no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Sua experiência acadêmica em Educação Matemática se concentra principalmente nas seguintes disciplinas: Educação Algébrica e Formação de Professores. Atuou como professor na Educação Básica, em escolas públicas e privadas do Estado de São Paulo, por 10 anos. Participou, como formador, em programas de formação continuada de professores de Matemática financiados pela SEE / SP. Foi Presidente da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) de 07/2013 a 07/2016. Foi bolsista de produtividade em pesquisa, nível 2, do CNPq, de 2020-2021.

Marcia Aguiar, Universidade Federal do ABC

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (2014). Atualmente é professora titular do Centro de Matemática, Computação e Cognição (CMCC), da Universidade Federal do ABC (UFABC). Sua experiência acadêmica em Educação Matemática se concentra principalmente nos seguintes temas: Educação Algébrica e Formação de Professores. Atuou como professora na Educação Básica, no Estado de São Paulo, por 8 anos.

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Publicado

2022-04-22

Como Citar

SILVA, D. I. B.; RIBEIRO, A. J. .; AGUIAR, M. Desvelando caminhos para a aprendizagem profissional do professor que ensina matemática nos anos iniciais: análise das ações de uma formadora. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 24, n. 1, p. 418–455, 2022. DOI: 10.23925/1983-3156.2022v24i1p418-455. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/56759. Acesso em: 27 dez. 2024.