Análise do desenvolvimento do pensamento geométrico no Ensino Fundamental

Elisabete Rambo Braga, Beatriz Vargas Dorneles

Resumo


Este artigo tem como objetivo. a análise do desenvolvimento do pensamento geométrico em estudantes da 8ª série, descrevendo como os níveis do casal van Hiele podem contribuir para a prática cotidiana escolar.Para tal foi aplicado um questionário subdividido em quatro categorias: formas e propriedades, transformação, localização e visualização. Como aporte teórico a essa investigação, foram utilizados os níveis de desenvolvimento do pensamento geométrico de van Hiele. Os dados coletados foram apreciados mediante a categorização das respostas dos participantes. Constatou-se que os discentes devem vivenciar atividades que propiciem a elaboração de conjecturas, a validação ou a refutação das mesmas, bem como a compreensão de conceitos, visando ao aprimoramento de seus argumentos.

Palavras-chave


Senso Espacial; Pensamento Geométrico;Conceitos Geométricos

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


INDEXADORES DA REVISTA