A articulação entre teoria e prática na formação inicial de professores de matemática

Autores

  • Monica Fürkotter UNESP
  • Maria Raquel Miotto Morelatti UNESP

Palavras-chave:

formação inicial de professores de Matemática, articulação teoria e prática, comunidade de prática.

Resumo

Resumo Neste artigo apresentamos os resultados de uma pesquisa qualitativa de caráter analítico descritiva, que teve por objetivo investigar a articulação entre teoria e prática no processo de formação inicial de professores de Matemática. Com base em um levantamento bibliográfico sobre formação inicial de professores de Matemática, na análise dos documentos que subsidiaram a elaboração das Resoluções CNE/CP 01 e 02/2002 e da reflexão sobre os projetos pedagógicos de diferentes cursos de Licenciatura em Matemática e identificação dos modelos de formação subjacentes a eles, apresentamos e analisamos a proposta de formação de professores de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Unesp/Campus de Presidente Prudente, vigente a partir de 2005. Palavras-chave: formação inicial de professores de Matemática; articulação teoria e prática; comunidade de prática. Abstract In this report we present the results of a qualitative research which has an analytic-descriptive nature and whose objective was to investigate the link between theory and practice in the process of Mathematics teachers’ initial education. The bibliographical survey about Mathematics teachers’ initial education, the analysis of documents used to elaborate the CNE/CP 01 and 02/2002 Resolutions, the reflection on the pedagogic projects of different Mathematics courses, and the identification of educational models underlying them, were the bases for our analysis of the proposal for Mathematics teachers’ education of the School of Science and Technology (FCT) of São Paulo State University (Unesp)/Campus of Presidente Prudente, which has been effective since 2005. Keywords: Mathematics teachers’ initial education; link between theory and practice; community of practice.