AS IMPLICAÇÕES DA EDUCAÇÃO PARA O PROGRESSO MORAL DA HUMANIDADE SEGUNDO IMMANUEL KANT

Autores

  • Luciano Silva Façanha Universidade Federal do Maranhão
  • Zilmara de Jesus Viana de Carvalho Universidade Federal do Maranhão
  • Evilasio Barbosa da Silva Universidade Federal do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.23925/politica.v12i3.68075

Palavras-chave:

Kant, Educação, Autonomia, Progresso moral

Resumo

Muito embora, Kant não seja considerado um teórico da educação, percebemos que o arcabouço teórico de sua obra filosófica, contém significativas reflexões que tratam da temática. Essas contribuições vêm influenciando ao longo do tempo diversas tendências e teorias do campo pedagógico. Acreditamos que as ideias kantianas relacionadas à educação ainda estão completamente distantes de seu esgotamento, de maneira que o estudo dessas temáticas pedagógicas se apresenta como um terreno fértil para pesquisadores e estudiosos que desejam obter subsídios e referenciais vantajosos para a reflexão de suas práticas relacionadas aos desafios que se impõem na atualidade. Por isso, este artigo tem como principal objetivo, estabelecer uma reflexão profícua sobre as implicações educacionais, na perspectiva do filósofo Immanuel Kant, para o progresso moral da humanidade.

Biografia do Autor

Luciano Silva Façanha, Universidade Federal do Maranhão

Doutor em Filosofia pela PUC/SP. Professor e pesquisador do Departamento de Filosofia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e do Mestrado Interinstitucional de Cultura e Sociedade PGCult da UFMA.

Zilmara de Jesus Viana de Carvalho, Universidade Federal do Maranhão

Doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (2013), mestrado em Filosofia pela Universidade Federal da Paraíba (2001) e graduação em Filosofia Licenciatura pela Universidade Federal do Maranhão (1993). Professora DE, Associada II, do Depto. de Filosofia da Universidade Federal do Maranhão. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade da UFMA - PGCult/UFMA, vinculada a linha de pesquisa Expressões e Processos Socioculturais. Foi bolsista de Produtividade FAPEMA (2018-2019 ). Coordenadora do Grupo de Estudo e Pesquisa Interdisciplinar Kant (GEPI-Kant)/CNPq. Tem experiência na área de Filosofia Moderna, atuando principalmente nos seguintes temas: iluminismo, ética e filosofia política, filosofia da religião, filosofia da história e filosofia da educação.

 

Evilasio Barbosa da Silva, Universidade Federal do Maranhão

Mestre em Cultura e Sociedade, na Universidade Federal do Maranhão. Graduado em Filosofia (2021) e Pedagogia (2013) pela Universidade Federal do Maranhão. Participa dos Grupos de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares Jean-Jacques Rousseau (GEPI-Rousseau) e Immanuel Kant (GEPI-Kant), sendo que no primeiro, foi bolsista do CNPq no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC,(2016-2018) com o subprojeto: Do surgimento da poética da linguagem como reconhecimento das paixões, da memória, da imaginação e de outrem na filosofia de Jean-Jacques Rousseau; e, no segundo grupo foi bolsista PIBIC com bolsas da UFMA (2014) e FAPEMA (2015) com o subprojeto: Kant e o esclarecimento: crítica à religião e à faculdade teológica. Principais áreas de estudos são: Ética, Filosofia da Educação, Filosofia da História, Filosofia da Religião, Estética, Metodologia do Ensino da Filosofia, Formação de professores, Didática e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Referências

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Publicado

2024-11-30

Como Citar

Façanha, L. S., Carvalho, Z. de J. V. de, & Silva, E. B. da. (2024). AS IMPLICAÇÕES DA EDUCAÇÃO PARA O PROGRESSO MORAL DA HUMANIDADE SEGUNDO IMMANUEL KANT. PoliÉtica. Revista De Ética E Filosofia Política, 12(3), 54–98. https://doi.org/10.23925/politica.v12i3.68075