THE IMPLICATIONS OF EDUCATION FOR THE MORAL PROGRESS OF HUMANITY ACCORDING TO IMMANUEL KANT

Authors

  • Luciano Silva Façanha Universidade Federal do Maranhão
  • Zilmara de Jesus Viana de Carvalho Universidade Federal do Maranhão
  • Evilasio Barbosa da Silva Universidade Federal do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.23925/politica.v12i3.68075

Keywords:

Kant, Education, Autonomy, Moral progress

Abstract

Although Kant is not considered a theorist of education, we realize that the theoretical framework of his philosophical work contains significant reflections that deal with the theme. These contributions have influenced over time several tendencies and theories in the pedagogical field. We believe that Kantian ideas related to education are still completely far from being exhausted, so that the study of these pedagogical themes presents itself as a fertile ground for researchers and scholars who wish to obtain subsidies and advantageous references for the reflection of their practices related to the challenges that are imposed today. Therefore, the main objective of this work is to establish a fruitful reflection on the educational implications, from the perspective of the philosopher Immanuel Kant, for the moral progress of humanity.

Author Biographies

Luciano Silva Façanha, Universidade Federal do Maranhão

Doutor em Filosofia pela PUC/SP. Professor e pesquisador do Departamento de Filosofia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e do Mestrado Interinstitucional de Cultura e Sociedade PGCult da UFMA.

Zilmara de Jesus Viana de Carvalho, Universidade Federal do Maranhão

Doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (2013), mestrado em Filosofia pela Universidade Federal da Paraíba (2001) e graduação em Filosofia Licenciatura pela Universidade Federal do Maranhão (1993). Professora DE, Associada II, do Depto. de Filosofia da Universidade Federal do Maranhão. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade da UFMA - PGCult/UFMA, vinculada a linha de pesquisa Expressões e Processos Socioculturais. Foi bolsista de Produtividade FAPEMA (2018-2019 ). Coordenadora do Grupo de Estudo e Pesquisa Interdisciplinar Kant (GEPI-Kant)/CNPq. Tem experiência na área de Filosofia Moderna, atuando principalmente nos seguintes temas: iluminismo, ética e filosofia política, filosofia da religião, filosofia da história e filosofia da educação.

 

Evilasio Barbosa da Silva, Universidade Federal do Maranhão

Mestre em Cultura e Sociedade, na Universidade Federal do Maranhão. Graduado em Filosofia (2021) e Pedagogia (2013) pela Universidade Federal do Maranhão. Participa dos Grupos de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares Jean-Jacques Rousseau (GEPI-Rousseau) e Immanuel Kant (GEPI-Kant), sendo que no primeiro, foi bolsista do CNPq no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC,(2016-2018) com o subprojeto: Do surgimento da poética da linguagem como reconhecimento das paixões, da memória, da imaginação e de outrem na filosofia de Jean-Jacques Rousseau; e, no segundo grupo foi bolsista PIBIC com bolsas da UFMA (2014) e FAPEMA (2015) com o subprojeto: Kant e o esclarecimento: crítica à religião e à faculdade teológica. Principais áreas de estudos são: Ética, Filosofia da Educação, Filosofia da História, Filosofia da Religião, Estética, Metodologia do Ensino da Filosofia, Formação de professores, Didática e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

References

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Published

2024-11-30

How to Cite

Façanha, L. S., Carvalho, Z. de J. V. de, & Silva, E. B. da. (2024). THE IMPLICATIONS OF EDUCATION FOR THE MORAL PROGRESS OF HUMANITY ACCORDING TO IMMANUEL KANT. PoliÉtica. Revista De Ética E Filosofia Política, 12(3), 54–98. https://doi.org/10.23925/politica.v12i3.68075