Mediação do Patrimônio Afrocentrado em Bibliotecas Públicas

as estratégias de educação patrimonial afrocentrada na Biblioteca Pública Municipal José Sarney, São Luís, MA

Autori

  • Anna Caroline Corrêa Mendes Universidade Federal do Maranhão
  • Maurício José Morais Costa Universidade Federal da Paraíba
  • Kláutenys Dellene Guedes Cutrim Universidade Federal do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.23925/politica.v12i3.68251

Parole chiave:

Patrimônio Afrocentrado, Bibliotecas públicas, Educação patrimonial afrocentrada, Biblioteca Pública Municipal José Sarney (BMJS)

Abstract

O estudo analisa as ações e estratégias de educação patrimonial afrocentrada realizadas pela Biblioteca Pública Municipal José Sarney (BMJS) e suas implicações na mediação, sensibilização, disseminação e valorização da cultura negra em São Luís, MA. Utilizando metodologia descritiva e exploratória, com abordagens quantitativa e qualitativa, o estudo mapeia as iniciativas promovidas pela BMJS em novembro de 2023, mês dedicado à valorização da cultura negra. Foram analisadas cinco ações específicas: Mediação de Leitura com Estudantes da UEB Rosário Nina, Roda de Conversa "Maria Firmina e a Consciência Negra", Sarau na BMJS, Roda de Conversa "Zumbi está vivo!", e a 1ª Expo BF Preta. Os resultados destacam a BMJS como um dispositivo de mediação do patrimônio afrocentrado, que, ao valorizar a cultura negra e envolver a comunidade, contribui para a construção de uma memória coletiva e o fortalecimento do protagonismo e pertencimento afrodescendente, promovendo a diversidade e a justiça social.

Biografie autore

Anna Caroline Corrêa Mendes, Universidade Federal do Maranhão

Bibliotecária do Sistema Integrado de Bibliotecas da UFMA e Mestranda em Cultura e Sociedade (PGCULT) na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), São Luís, Maranhão, Brasil; anna.mendes@ufma.br; http://lattes.cnpq.br/6337040360157269; https://orcid.org/0000-0002-2365-4168.

Maurício José Morais Costa, Universidade Federal da Paraíba

Docente do Centro Universitário UNDB e Doutorando em Ciência da Informação no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba (PPGCI/UFPB), João Pessoa, Paraíba, Brasil; mauriciojosemorais@gmail.com; http://lattes.cnpq.br/4462974820369545; https://orcid.org/0000-0002-0759-9285.

Kláutenys Dellene Guedes Cutrim, Universidade Federal do Maranhão

Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (PGCULT) e do Departamento de Turismo e Hotelaria (DETUH) na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), São Luís, Maranhão, Brasil; kdguedes@gmail.com; http://lattes.cnpq.br/4310600393313804; https://orcid.org/0000-0002-8668-4188.

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Pubblicato

2024-11-30

Come citare

Mendes, A. C. C., Costa, M. J. M., & Cutrim, K. D. G. (2024). Mediação do Patrimônio Afrocentrado em Bibliotecas Públicas: as estratégias de educação patrimonial afrocentrada na Biblioteca Pública Municipal José Sarney, São Luís, MA. PoliÉtica. Revista De Ética E Filosofia Política, 12(3), 196–224. https://doi.org/10.23925/politica.v12i3.68251