Mediação do Patrimônio Afrocentrado em Bibliotecas Públicas
as estratégias de educação patrimonial afrocentrada na Biblioteca Pública Municipal José Sarney, São Luís, MA
DOI:
https://doi.org/10.23925/politica.v12i3.68251Palabras clave:
Patrimônio Afrocentrado, Bibliotecas públicas, Educação patrimonial afrocentrada, Biblioteca Pública Municipal José Sarney (BMJS)Resumen
O estudo analisa as ações e estratégias de educação patrimonial afrocentrada realizadas pela Biblioteca Pública Municipal José Sarney (BMJS) e suas implicações na mediação, sensibilização, disseminação e valorização da cultura negra em São Luís, MA. Utilizando metodologia descritiva e exploratória, com abordagens quantitativa e qualitativa, o estudo mapeia as iniciativas promovidas pela BMJS em novembro de 2023, mês dedicado à valorização da cultura negra. Foram analisadas cinco ações específicas: Mediação de Leitura com Estudantes da UEB Rosário Nina, Roda de Conversa "Maria Firmina e a Consciência Negra", Sarau na BMJS, Roda de Conversa "Zumbi está vivo!", e a 1ª Expo BF Preta. Os resultados destacam a BMJS como um dispositivo de mediação do patrimônio afrocentrado, que, ao valorizar a cultura negra e envolver a comunidade, contribui para a construção de uma memória coletiva e o fortalecimento do protagonismo e pertencimento afrodescendente, promovendo a diversidade e a justiça social.
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