A espiritualidade como cuidado de vida: uma proposta transdisciplinar no currículo de medicina

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/politica.v9i2.56853

Resumo

Saúde, cuidado e espiritualidade são conceitos que permeiam o trabalho na área da saúde. Sabemos que é preciso uma relação entre eles, mas percebemos a existência de uma visão excludente por parte dos profissionais e daqueles que atuam em sua formação. Este artigo destaca a importância de se integrar estudos humanísticos ao currículo da graduação em  medicina, pois o futuro médico não deve apenas saber lidar com os sintomas e resultados do tratamento, mas também, com as causas e a cura – e não só a cura do sintoma: a cura do ser. Visto que, na grande maioria, a doença é o último estágio de um problema maior e que o conceito de espiritualidade perpassa esta concepção, podemos assumir que temos como objetivo ampliar os conceitos citados e sugerir alguns temas que poderão compor uma ementa para uma nova disciplina, que integre o currículo dos cursos de medicina.

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Biografia do Autor

Jacirema Maria Thimoteo dos Santos, UFRJ

Doutora em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica – PUC/RJ. Mestra em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo - UMESP, São Bernardo do Campo, São Paulo, SP. Graduada em Pedagogia pela Fundação Educacional Unificada Campo-grandense - FEUC, Rio de Janeiro, RJ. Graduanda em Psicologia pelo Centro Universitário Augusto Motta - UNISUAM, Rio de Janeiro, RJ.Técnica em Assuntos Educacionais na Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Vitor Chaves de Souza, Universidade Metodista de São Paulo

Pós-doutorado em Filosofia pela Universidade Federal de Uberlândia. Doutor em Ciências da Religião, bacharel em Teologia e Letras pela Universidade Metodista de São Paulo. Atualmente é professor da Universidade Metodista de São Paulo nos cursos de Filosofia, Pós-Graduação em Ciências da Religião e Pós-Graduação em Educação. Tem experiência na área de Hermenêutica, com ênfase em Filosofia da Religião, Fenomenologia e Ciências Humanas.

Nádia Vitorino Vieira, UNIFESP

Doutora em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo -Unifesp/Campus Baixada Santista, mestra em Filosofia, graduada em Psicologia e Filosofia. Psicóloga, técnica em assuntos educacionais e pesquisadora em Filosofia da Saúde – Centro de História e Filosofia das Ciências da Saúde – Escola Paulista de Medicina – Universidade Federal de São Paulo – EPM/UNIFESP. Vice-coordenadora do Grupo de Estudos de Filosofia da Saúde UNIFESP / CNPq, São Paulo, Brasil.

Viviane Cristina Cândido, UNIFESP

Doutora em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, mestra em Educação, graduada em Filosofia e Pedagogia. Docente adjunto e pesquisadora em Filosofia da Saúde – Centro de História e Filosofia das Ciências da Saúde – Escola Paulista de Medicina – Universidade Federal de São Paulo – EPM/UNIFESP. Coordenadora do Grupo de Estudos de Filosofia da Saúde UNIFESP / CNPq, São Paulo, Brasil.

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Publicado

2021-12-17

Edição

Seção

Artigos