A espiritualidade como cuidado de vida: uma proposta transdisciplinar no currículo de medicina

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.23925/politica.v9i2.56853

Résumé

Saúde, cuidado e espiritualidade são conceitos que permeiam o trabalho na área da saúde. Sabemos que é preciso uma relação entre eles, mas percebemos a existência de uma visão excludente por parte dos profissionais e daqueles que atuam em sua formação. Este artigo destaca a importância de se integrar estudos humanísticos ao currículo da graduação em  medicina, pois o futuro médico não deve apenas saber lidar com os sintomas e resultados do tratamento, mas também, com as causas e a cura – e não só a cura do sintoma: a cura do ser. Visto que, na grande maioria, a doença é o último estágio de um problema maior e que o conceito de espiritualidade perpassa esta concepção, podemos assumir que temos como objetivo ampliar os conceitos citados e sugerir alguns temas que poderão compor uma ementa para uma nova disciplina, que integre o currículo dos cursos de medicina.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Jacirema Maria Thimoteo dos Santos, UFRJ

Doutora em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica – PUC/RJ. Mestra em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo - UMESP, São Bernardo do Campo, São Paulo, SP. Graduada em Pedagogia pela Fundação Educacional Unificada Campo-grandense - FEUC, Rio de Janeiro, RJ. Graduanda em Psicologia pelo Centro Universitário Augusto Motta - UNISUAM, Rio de Janeiro, RJ.Técnica em Assuntos Educacionais na Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Vitor Chaves de Souza, Universidade Metodista de São Paulo

Pós-doutorado em Filosofia pela Universidade Federal de Uberlândia. Doutor em Ciências da Religião, bacharel em Teologia e Letras pela Universidade Metodista de São Paulo. Atualmente é professor da Universidade Metodista de São Paulo nos cursos de Filosofia, Pós-Graduação em Ciências da Religião e Pós-Graduação em Educação. Tem experiência na área de Hermenêutica, com ênfase em Filosofia da Religião, Fenomenologia e Ciências Humanas.

Nádia Vitorino Vieira, UNIFESP

Doutora em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo -Unifesp/Campus Baixada Santista, mestra em Filosofia, graduada em Psicologia e Filosofia. Psicóloga, técnica em assuntos educacionais e pesquisadora em Filosofia da Saúde – Centro de História e Filosofia das Ciências da Saúde – Escola Paulista de Medicina – Universidade Federal de São Paulo – EPM/UNIFESP. Vice-coordenadora do Grupo de Estudos de Filosofia da Saúde UNIFESP / CNPq, São Paulo, Brasil.

Viviane Cristina Cândido, UNIFESP

Doutora em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, mestra em Educação, graduada em Filosofia e Pedagogia. Docente adjunto e pesquisadora em Filosofia da Saúde – Centro de História e Filosofia das Ciências da Saúde – Escola Paulista de Medicina – Universidade Federal de São Paulo – EPM/UNIFESP. Coordenadora do Grupo de Estudos de Filosofia da Saúde UNIFESP / CNPq, São Paulo, Brasil.

Téléchargements

Publiée

2021-12-17

Numéro

Rubrique

Artigos