Contribuições de Edgar Morin para uma educação transdisciplinar em saúde

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/politica.v9i2.56851

Resumo

Considerando a atual situação de pandemia mundial, causada pelo coronavírus, na qual presenciamos a convocação dos profissionais da saúde para além de suas áreas técnicas, dando origem a uma demanda humana em todas as suas dimensões e, a partir desse cenário, a necessidade exposta de melhor refletir acerca da formação dos profissionais de saúde para o enfrentamento de situações difíceis na prática do cuidado e assistência, o presente trabalho buscou refletir sobre quais saberes estariam em questão e a possibilidade de uma transdisciplinaridade na Educação em Saúde, a partir do pensamento de Edgar Morin, abordando a epistemologia da complexidade como um caminho para a educação em saúde do presente, destacando dois dos saberes apontados pelo autor como necessários: a condição humana e o princípio da incerteza, temas esses que podem ser discutidos pelo viés da filosofia fundamentando uma perspectiva e atuação transdisciplinares.

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Biografia do Autor

Vilma Ribeiro, UNIFESP

Pedagoga, psicóloga e pesquisadora do Grupo de Filosofia da Saúde UNIFESP/CNPq, São Paulo, Brasil.

Viviane Cristina Cândido, UNIFESP

Doutora em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, mestra em Educação, graduada em Filosofia e Pedagogia. Docente adjunto e pesquisadora em Filosofia da Saúde – Centro de História e Filosofia das Ciências da Saúde – Escola Paulista de Medicina – Universidade Federal de São Paulo – EPM/UNIFESP. Coordenadora do Grupo de Estudos de Filosofia da Saúde UNIFESP / CNPq, São Paulo, Brasil.

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Publicado

2021-12-17

Edição

Seção

Artigos