Contribuições de Edgar Morin para uma educação transdisciplinar em saúde
DOI:
https://doi.org/10.23925/politica.v9i2.56851Abstract
Considerando a atual situação de pandemia mundial, causada pelo coronavírus, na qual presenciamos a convocação dos profissionais da saúde para além de suas áreas técnicas, dando origem a uma demanda humana em todas as suas dimensões e, a partir desse cenário, a necessidade exposta de melhor refletir acerca da formação dos profissionais de saúde para o enfrentamento de situações difíceis na prática do cuidado e assistência, o presente trabalho buscou refletir sobre quais saberes estariam em questão e a possibilidade de uma transdisciplinaridade na Educação em Saúde, a partir do pensamento de Edgar Morin, abordando a epistemologia da complexidade como um caminho para a educação em saúde do presente, destacando dois dos saberes apontados pelo autor como necessários: a condição humana e o princípio da incerteza, temas esses que podem ser discutidos pelo viés da filosofia fundamentando uma perspectiva e atuação transdisciplinares.