Educação médica em foco

Autores

  • Maria Valéria Pavan UNISO
  • Maria Helena Senger FCMS/PUC-SP
  • Waldemar Marques UNISO

Palavras-chave:

educação médica, currículo, aprendizagem baseada em problemas, Brasil

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Valéria Pavan, UNISO

Médica e aluna (doutorado) do Programa de Pós-Graduação em Educação - UNISO Universidade de Sorocaba

Maria Helena Senger, FCMS/PUC-SP

Professora do Depto. de Medicina e do Corpo Permanente do Programa de Estudos Pós-Graduados Educação nas Profissões da Saúde - FCMS/PUC-SP

Waldemar Marques, UNISO

Professor do Corpo Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação - UNISO Universidade de Sorocaba.

Referências

Cruse JM. History of medicine: the metamorphosis of scientific medicine in the ever-present past. Am J Med Sci. 1999; 318:171-80.

Baum KD, Axtell S. Trends in North American medical education. Keio J Med. 2005; 54:22-8.

Flexner A. Medical education in the United States and Canada: a report to the Carnegie Foundation for the Advancement of Teaching [Internet]. New York: The Carnegie Foundation, 1910 [acesso em 02 jun. 2013]. (Bulletin, 4). Disponível em: http://www.carnegiefoundation.org/sites/default/files/elibrary/Carnegie_Flexner_Report.pdf.

Rutkow IM. Medical education in early 19th century America. Arch Surg. 1999; 134:453.

Beck AH. The Flexner report and the standardization of American medical education. JAMA. 2004; 291:2139-40.

Cunha LACR. A universidade temporã: o ensino superior, da Colônia à Era Vargas. 3ª ed. São Paulo: UNESP; 2007.

Silva LJ. O controle das endemias no Brasil e sua história. Ciênc Cult. 2003; 55:44-7.

Marinho MGSM. A Fundação Rockefeller e instituições de ensino e pesquisa em São Paulo. Procedimentos, práticas e personagens no campo biomédico: uma análise preliminar (1916-1952). Horizontes. 2004; 22:151-8.

Faria LR. A Fundação Rockefeller e os serviços de saúde em São Paulo (1920-30): perspectivas históricas. Hist Ciênc Saúde Manguinhos. 2002; 9:561-90.

Paula MF. A formação universitária no Brasil: concepções e influências. Avaliação. 2009; 14:71-84.

Martins CB. A reforma universitária de 1968 e a abertura para o ensino superior privado no Brasil. Educ Soc. 2009; 30:15-35.

Gonçalves MB, Benevides-Pereira AMT. Considerações sobre o ensino médico no Brasil: conseqüências afetivo-emocionais nos estudantes. Rev Bras Educ Méd. 2009; 33:493-504.

Abrahamson S. The dominance of research in staffing of medical schools: time for a change? Lancet. 1991; 337:1586-88.

Abrahamson S. Time to return medical schools to their primary purpose: education. Acad Med. 1996; 71:343-7.

Cooke M, Irby DM, Sullivan W, Ludmerer KM. American medical education 100 years after the Flexner report. N Engl J Med. 2006; 28:1339-44.

Gonçalves EL. Avaliando o docente. Bol Ponto Vírgula [Internet]. 2002 [acesso em 02 jun. 2013]; 51. Disponível em: http://www.fm.usp.br/cedem/pv/51/artigo5113.php.

Feuerwerker L. Além do discurso de mudança na educação médica. São Paulo: HUCITEC; 2002.

Lampert JB. Dois séculos de escolas médicas no Brasil e a avaliação do ensino médico no panorama atual e perspectivas. Gaz Méd Bahia. 2008; 78 (supl 1):31-7.

Feuerwerker L. Educação na saúde – educação dos profissionais de saúde – um campo de saber e de práticas sociais em construção. Rev Bras Educ Méd. 2007; 31:3-4.

Costa NMS. Docência no ensino médico: por que é tão difícil mudar? Rev Bras Educ Méd. 2007; 31:21-30.

MEC muda regra para abrir escolas. J CFM [Internet]. 2013 [acesso em 22 maio 2013]; (217). Disponível em: http://pt.scribd.com/doc/132378147/Jornal-CFM-217.

Calderón AI. Universidades mercantis: a institucionalização do mercado universitário em questão. São Paulo Perspec. 2000; 14:61-72.

Warren K. World Conference on Medical Education, Edinburgh. Lancet. 1988; 332(8608):464.

Marsiglia RG. Relação ensino/serviços: dez anos de integração docente assistencial (IDA) no Brasil. São Paulo: HUCITEC; 1995.

Comissão Interinstitucional Nacional de Avaliação do Ensino Médico. Transformando a educação médica brasileira: projeto CINAEM: III fase. CINAEM; 1998.

Brasil. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução CNE/CES nº 4, de 07 de Setembro de 2001. Diretrizes curriculares nacionais do curso de graduação em medicina. Diário Ofic União [Internet]. 2001 [acesso em 22 maio 2013]; Seção 1, p. 38. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES04.pdf.

Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Item III do Art. 200. [acesso em 18 maio 2013]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm.

Brasil. Lei n°8.080, de 19 de setembro de 1990. Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências. Diário Ofic União [Internet]. 1990 [acesso em 18 maio 2013]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8080.htm. Art. 27.

Anjos RMP, Gianini RJ, Minari FC, Luca AHS, Rodrigues MP. "Vivendo o SUS": uma experiência prática no cenário da atenção básica. Rev Bras Educ Méd. 2010; 34:172-83.

PROMED: lançado programa para mudar currículo de medicina. Informe Saúde [Internet]. 2002 [acesso em 19 maio 2013]; 6(158). Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/periodicos/informesaude/informe158.pdf.

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde (PRÓ-Saúde) [Internet]. Brasília, DF: 2009 [acesso em 19 maio 2013]. Disponível em: http://prosaude.org/not/prosaude-maio2009/proSaude.pdf.

Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde). Folder Seminário PET-Saúde Maio 2011 [Internet]. Brasília, DF: PRÓ-Saúde; 2011 [acesso em 19 maio 2013]. Disponível em: http://www.prosaude.org/noticias/sem2011Pet/index.php.

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde. Campus Sorocaba. Proposta de alteração do projeto pedagógico do curso de medicina: aprovado pelas instâncias da FCMS [Internet]. Sorocaba; 2009 [acesso em 22 maio 2013]. Disponível em: http://www.escolasmedicas.com.br/arq.php?arquivo=160.

Downloads

Publicado

2013-06-28

Como Citar

1.
Pavan MV, Senger MH, Marques W. Educação médica em foco. Rev. Fac. Ciênc. Méd. Sorocaba [Internet]. 28º de junho de 2013 [citado 19º de novembro de 2024];15(2):39-43. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/RFCMS/article/view/15647

Edição

Seção

Espaço Aberto