Avaliação do impacto do isolamento social durante a pandemia de COVID-19 no desenvolvimento de crianças da rede de ensino de Piracicaba, SP, Brasil

Autores/as

  • Gabriela Cateb Ramos Universidade Anhembi Morumbi
  • Leonardo Aparecido Motta Mendes Universidade Anhembi Morumbi
  • Carolina Elias Universidade Anhembi Morumbi
  • Juliana Candea Leite dos Santos Universidade Anhembi Morumbi
  • Laura Scott Campos Universidade Anhembi Morumbi
  • Patricia Ucelli Simioni Universidade Anhembi Morumbi https://orcid.org/0000-0002-6951-5040
  • Cecília Oliveira Barbosa Buck Universidade Anhembi Morumbi

DOI:

https://doi.org/10.23925/1984-4840.2024v26a12

Palabras clave:

Pandemia, COVID-19, Isolamento social, Desenvolvimento infantil, Mudança social, Fatores econômicos

Resumen

Objetivo: a pandemia de COVID-19 afetou a vida de crianças, em específico o desenvolvimento e aprendizagem infantil. Esta pesquisa teve como objetivo avaliar o impacto do isolamento social durante a pandemia de COVID-19 na renda familiar, nas atividades didáticas e no aprendizado. Métodos: este artigo trata de um estudo descritivo, analítico e prospectivo, realizado pelo preenchimento de um questionário socioeconômico e de hábitos de vida durante o período de isolamento pelos responsáveis por crianças com idades entre 24 e 72 meses, matriculadas em creches/escolas públicas de Piracicaba, SP, Brasil. Resultados: de um total de 1.763 formulários eletrônicos distribuídos à população-alvo, obteve-se uma taxa de resposta de 72%, com 1.283 indivíduos respondendo ao questionário de forma completa. A coleta de dados mostrou que durante a pandemia, as famílias de 77% das crianças participantes da pesquisa estiveram em isolamento social. Pelos dados relatados, de acordo com os responsáveis, apenas 15% das crianças não apresentaram mudança de comportamento durante a pandemia, embora 63% descreveram que a criança não apresentou alteração de sono. Entretanto, apenas 8% delas pararam de brincar, enquanto a maior parte das crianças entrevistadas mantiveram alguma forma de atividade física durante a pandemia. Cerca de 7% dos responsáveis relataram ter observado dificuldades educacionais, como de aprendizagem, e 11% descreveram observar dificuldades sociais, como de interação dessas crianças. Conclusão: esses achados sugerem que o
isolamento social afetou direta e indiretamente o desenvolvimento infantil de pré-escolares da Rede Pública de Ensino de Piracicaba, SP, Brasil.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Patricia Ucelli Simioni, Universidade Anhembi Morumbi

Possuo graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Campinas, mestrado em Biologia (Imunologia) pela Universidade Estadual de Campinas, doutorado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Estadual de Campinas e pós-doutorado em Imunologia no Departamento de Genética, Evolução e Bioagentes, do Instituto de Biologia da UNICAMP. Orienta alunos de Treinamento técnico e de mestrado. Dedico-me à Imunologia Básica e Aplicada, com ênfase nos seguintes temas: imunoregulação, envelhecimento, doenças autoimunes, células dendríticas, envelhecimento e anticorpos monoclonais

Citas

Gurgel AM, Santos CCS, Alves KPS, Araujo JM, Leal VS. Estratégias governamentais para a garantia do direito humano à alimentação adequada e saudável no enfrentamento à pandemia de COVID-19 no Brasil. Ciênc Saúde Coletiva. 2020;25:4945-6. doi: 10.1590/1413-812320202512.33912020.

Braga AK, Rodovalho JC, Formiga CK. Evolução do crescimento e desenvolvimento neuropsicomotor de crianças pré-escolares de zero a dois anos do município de Goiânia (GO). Rev Bras Cresc Desenv Hum. 2011;21(2):230-9. doi: https://doi.org/10.7322/jhgd.20011.

Bastos TBBF, Sousa T de O, Torres AKL, Cardoso HA, Santos AL dos, Nascimento CEM do, Soares FA de F. O impacto de uma era pandêmica e isolamento social na saúde mental: uma revisão integrativa. RSD. 2021;10(1):e41910111905. doi: https://doi.org/10.33448/rsd-v10i1.11905.

Almeida ILL, Rego JF, Teixeira ACG, Moreira MR. Isolamento social e seu impacto no desenvolvimento de crianças e adolescentes: uma revisão sistemática. Rev Paul Pediatr. 2022;40:e2020385. doi: 10.1590/1984-0462/2022/40/2020385.

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Políticas de Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde da criança: acompanhamento do crescimento e desenvolvimento infantil. Brasília (DF): Ministério da Saúde, 2002. 100 p. (Série Cadernos de Atenção Básica; n. 11) (Série A. Normas e Manuais Técnicos).

Giacomo IS. A constituição de meios inovadores: uma análise do parque tecnológico de Piracicaba-SP [trabalho de conclusão de curso]. Piracicaba: UNESP; 2021. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/214072.

Kulak LETSL. Impacto do isolamento social provocado pela pandemia de COVID-19 no desempenho ocupacional de mães de crianças com desenvolvimento típico e atípico no Brasil [dissertação]. Belo Horizonte: UFMG; 2022. Disponível em: http://hdl.handle.net/1843/53357.

Matheus D, Ferrer AP, Grisi SJ. Impactos econômicos e emocionais da pandemia em famílias de crianças e adolescentes com COVID-19: reflexões para o cuidado integral. Resid Pediatr. 2022;12(1):1-6. doi:10.25060/residpediatr-2022.v12n1-704.

Nunes JR, Barbosa FR, Silva CM, Carvalho FA, Gonçalves LA, Almeida MJ. Impacts of social isolation caused by COVID-19 on families’ daily lives. RSD. 2022;11(10):e588111033216. doi: 10.33448/rsd-v11i10.33216.

Brandão V. O papel do Estado como garantidor de emprego e renda durante a pandemia do novo Coronavírus. Bol FINDE. 2020;ed. Esp.:50-4. Disponível em: https://finde.uff.br/wp-content/uploads/sites/43/2020/05/Relat%C3%B3rio-Finde-01-maio-2020.pdf.

Perlroth NH, Castelo Branco CW. Current knowledge of environmental exposure in children during the sensitive developmental periods. J Pediatr (Rio J). 2017;93(1):17-27. doi: 10.1016/j.jped.2016.07.002.

Grantham-McGregor S, Cheung YB, Cueto S, Glewwe P, Richter L, Strupp B; International Child Development Steering Group. Developmental potential in the first 5 years for children in developing countries. Lancet. 2007;369(9555):60-70. doi: 10.1016/S0140-6736(07)60032-4.

Cardoso DF, Domingues E, Magalhães A, Simonato T, Miyajima D. Pandemia de COVID-19 e famílias: impactos da crise e da renda básica emergencial. Pol Soc. 2021:(28):539-59. doi: 10.38116/bps28/notadepoliticasocial2.

Balbino ES. Pandemia, educação e deficiência: narrativas de pais e professores. Divers J. 2022;7(4):2912-29. doi:10.48017/dj.v7i4.2039.

Rocha RV. A relevância do reforço escolar no enfrentamento dos déficits de aprendizagem durante a pandemia da COVID-19 [trabalho de conclusão de curso]. João Pessoa: UFPB, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25578.

Yamamoto L, Santos EH, Pinto LS, Rocha MC, Kanunfre KA, Vallada MG, et al. SARS-CoV-2 infections with emphasis on pediatric patients: a narrative review. Rev Inst Med Trop São Paulo. 2020;62. doi: 10.1590/S1678-9946202062065.

Yoneyama SM, Lente FA. O brincar e a interdisciplinaridade na aprendizagem após isolamento social no ensino fundamental. Cad Macambira. 2023;7(3):203-9.

Fonseca AA, Carneiro APV, Batista ACFF, Soares WD, Freitas RF, Reis VMCP. Hábitos de vida de escolares durante a pandemia da COVID-19: repercussões no peso corporal. RBONE. 2022;16(103):752-61.

Silva AR. Impacto do confinamento na composição corporal, níveis de sedentarismo e qualidade de vida das crianças, pela perspectiva dos pais e professores [dissertação]. Melgaço: Instituto Politécnico de Viana do Castelo, 2022. Disponível: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2753.

Lunardi NMSS, Nascimento A, Sousa JB, Silva NRM, Pereira TGN, Fernandes JSG. Aulas remotas durante a pandemia: dificuldades e estratégias utilizadas por pais. Educ Realid. 20121;46:e106662. doi: 10.1590/2175-6236106662.

Salazar BA. O direito à educação, no contexto da pandemia do coronavírus: consequências do isolamento social no acesso ao ensino por alunos de rede pública [relatório de pesquisa]. São Paulo: Universidade Presbiteriana Mackenzie, 2022.

Santos CL, Gomes EG, Silva FAB, Matos JSG. O impacto da pandemia na aprendizagem da matemática nas turmas de 9º ano de 2021 da rede municipal de Canindé. Rev Missioneira. 2022;24(1):21-33. doi: 10.31512/missioneira.v24i1.901.

Publicado

2024-09-09

Cómo citar

1.
Ramos GC, Mendes LAM, Elias C, Santos JCL dos, Campos LS, Simioni PU, Buck COB. Avaliação do impacto do isolamento social durante a pandemia de COVID-19 no desenvolvimento de crianças da rede de ensino de Piracicaba, SP, Brasil. Rev. Fac. Ciênc. Méd. Sorocaba [Internet]. 9 de septiembre de 2024 [citado 19 de noviembre de 2024];26(Fluxo contínuo):e65452. Disponible en: https://revistas.pucsp.br/index.php/RFCMS/article/view/65452

Número

Sección

Artigo Original