As novas gerações não têm comprometimento? Diferenças no comprometimento organizacional ao longo dos grupos geracionais
DOI:
https://doi.org/10.20503/recape.v9i2.38853Palavras-chave:
Gerações, Comprometimento organizacional, Grupos GeracionaisResumo
Com a chegada de trabalhadores jovens no mercado, a prática gerencial e a mídia passaram a afirmar que as novas gerações são menos comprometidas. Essa afirmativa encontra respaldo em algumas pesquisas internacionais. No entanto, pesquisas nacionais não atingiram um consenso sobre diferenças comportamentais nas gerações que hoje coexistem: baby boomers e gerações X, Y e Z. O presente estudo teve como objetivo testar se existe diferença em comprometimento organizacional ao longo dessas gerações, partindo da psicologia organizacional. Não foram encontrados resultados que apoiam práticas em recursos humanos pautadas em grupos geracionais, assim, discute-se a adequação dessa concepção à realidade brasileira.Publicado
2019-05-02
Edição
Seção
Artigos
Licença
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
• Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).