A incidência de liderança tóxica em uma empresa multinacional do setor de call center

Autores

  • Pâmela Cristina de Andrade Faculdade de Mauá - FAMA
  • Rejeane Aragão do Rosário Faculdade de Mauá - FAMA
  • Thainá de Assis Paixão Moreira Faculdade de Mauá - FAMA
  • Aline Crespo dos Reis Neto Faculdade de Mauá - FAMA

DOI:

https://doi.org/10.20503/recape.v9i3.41214

Palavras-chave:

liderança, liderança tóxica, call center

Resumo

Os conceitos que se referem à liderança tóxica se confundem, inicialmente, com os princípios de uma liderança ruim; portanto, é preciso discutir sobre uma das vertentes mais prejudiciais da liderança. O trabalho teve como objetivos mensurar a incidência da liderança tóxica dentro de uma multinacional do setor de call center e posteriormente, mensurar diferenças entre as médias resultantes, a partir das variáveis de controle. Foi realizado levantamento quantitativo (survey), com 310 respondentes. Como resultados, não foram detectadas incidências altas de toxicidade na liderança do call center, além de ter sido possível identificar diferenças significativas entre as variáveis de controle.

Biografia do Autor

Pâmela Cristina de Andrade, Faculdade de Mauá - FAMA

Pesquisadora da Faculdade de Mauá - FAMA

Rejeane Aragão do Rosário, Faculdade de Mauá - FAMA

Pesquisadora da faculdade de Mauá - FAMA

Thainá de Assis Paixão Moreira, Faculdade de Mauá - FAMA

Pesquisadora da Faculdade de Mauá - FAMA

Aline Crespo dos Reis Neto, Faculdade de Mauá - FAMA

Doutoranda em Administração 

Professora do curso de Admnistração da Faculdade de Mauá - FAMA 

Publicado

2019-09-02

Edição

Seção

Artigos