Planejamento profissional: percepção de formandos em final da graduação
DOI:
https://doi.org/10.20503/recape.v10i1.42325Palavras-chave:
Mercado de Trabalho, Formandos de Graduação, Planejamento de CarreiraResumo
Uma das dificuldades encontradas pelos sujeitos recém-formados é ingressar no mercado de trabalho, desta forma o planejamento de carreira se torna uma modalidade, cada vez mais importante principalmente no ensino superior, visto que se espera que a transição, universidade-mercado de trabalho ocorra de forma imediata. Esta é uma pesquisa qualitativa e quantitativa, de caráter exploratório, que teve como objetivo geral analisar como os formandos de graduação, planejam seu futuro profissional. Assim, foram aplicados 137 questionários, com perguntas abertas e fechadas, acerca do tema planejamento de carreira. Os resultados demonstraram que há um entendimento sobre o que venha a ser planejamento de carreira e sua importância, porém apenas 41% responderam estar desenvolvendo um planejamento de carreira.Publicado
2020-01-02
Edição
Seção
Artigos
Licença
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
• Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).