O contexto familiar no processo de planejamento de carreira de estudantes universitários

Autores

  • Michele Gaboardi Lucas UNOESC Chapecó
  • Suemi Walter Yamakawa Unoesc Chapecó

DOI:

https://doi.org/10.20503/recape.v10i3.42327

Palavras-chave:

planejamento de carreira, estudantes universitários, influência familiar.

Resumo

A presente pesquisa investigou como o contexto familiar influencia no processo de planejamento de carreira de jovens estudantes. A pesquisa teve cunho qualitativo com caráter descritivo e exploratório. Desse modo, foram entrevistados oito estudantes universitários com idade entre quinze e vinte e nove anos e que residem com os pais, escolhidos por meio da rede de contatos da pesquisadora e mediante o método de conveniência. A análise dos dados foi realizada de forma qualitativa e com base na análise de conteúdo. Constatou-se que os estímulos que os familiares proporcionam influenciam nas escolhas de carreira do indivíduo. O apoio familiar, o fornecimento de informações e as possibilidades de desenvolvimento pessoal são fatores importantes para o processo de planejamento de carreira de acordo com os sujeitos de pesquisa.

Biografia do Autor

Michele Gaboardi Lucas, UNOESC Chapecó

Mestre. Professora no Curso de Psicologia UNOESC Chapecó.

Suemi Walter Yamakawa, Unoesc Chapecó

Psicóloga

Publicado

2020-09-01