Influência da qualidade de vida na felicidade do trabalhador do setor financeiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/recape.v11i1.46965

Palavras-chave:

Capital Humano, Competitividade no Trabalho, Modelagem por Equações Estruturais.

Resumo

A gestão do capital humano tem como desafio fomentar um ambiente competitivo em que a qualidade de vida no trabalho (QVT) e a felicidade das pessoas envolvidas também se manifeste. Por isso, essa pesquisa propõe um modelo que avalia a relação da QVT com a felicidade do trabalhador no setor bancário brasileiro. A pesquisa foi realizada com 1.138 funcionários de uma instituição financeira em um modelo empírico baseado na modelagem por equações estruturais. Os resultados demonstram que a QVT pode ser uma variável constituída por outras dimensões cujo efeito na felicidade do trabalhador é positiva e significativa.

Biografia do Autor

Wilian Cesar Tubone, Universidade Estadual Paulista - Unesp

Mestre em Administração pela Unesp Jaboticabal

Adhemar Sanches, Universidade Estadual Paulista - Unesp

Professor Associado da Universidade Estadual Paulista - Unesp Jaboticabal. Atua junto ao Departamento de Ciências Exatas.

David Ferreira Lopes Santos, Universidade Estadual Paulista - Unesp

Atua como Professor Associado na Unesp Jaboticabal junto ao Departamento de Economia, Administração e Educação.

Elimar Veloso Conceição, Universidade Estadual Paulista - Unesp

Mestre em Administração pela Unesp Jaboticabal

Sérgio Silva Braga Júnior, Universidade Estadual Paulista - Unesp

Professor Associado da Universidade Estadual Paulista - Unesp Tupã. Atua junto ao Departamento de Administração.

Publicado

2021-01-04

Edição

Seção

Artigos