A percepção dos docentes das universidades catarinenses acerca das práticas e políticas de RH: aplicação do método TODIM
DOI:
https://doi.org/10.23925/recape.v12i1.48811Palavras-chave:
TODIM, Políticas e práticas de RH, Instituições de ensino superior, Gestão de pessoasResumo
O artigo analisa a percepção dos docentes das Instituições de Ensino Superior (IES) enquadradas como comunitárias e privadas no Estado de Santa Catarina (SC), em relação as seis práticas e políticas de Recursos Humanos (RH). Para isso, utiliza-se do método TODIM como suporte científico para efetuar o ranqueamento das Instituições, realizando uma análise comparativa das alternativas. A pesquisa é de natureza quantitativa, tipo descritiva e levantamento (survey). Participaram 506 professores de 11 instituições de ensino superior. Ao final, os resultados mostram que o modelo estudado cumpriu com o papel de classificar e ordenar as IES em um ranking em que pode-se classificar a percepção final dos docentes acerca das seis práticas e políticas de Recursos Humanos (RH). Conclui-se que duas universidades se destacam frente a percepção das práticas e políticas de RH, sendo elas: (1) processo de recrutamento e seleção, (2) envolvimento, (3) treinamento e desenvolvimento, (4) condições de trabalho, (5) avaliação de desempenho e (6) recompensas. Os resultados podem ser de grande valia para os dirigentes das Instituições possibilitando analisar o cenário e tomar decisões relacionadas as melhorias nos processos adotados.
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