Percepções profissionais e satisfação no trabalho entre profissionais de faculdades empresariais no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.23925/recape.v12i3.53830Palavras-chave:
Carreira docente, Satisfação no trabalho, Psicodinâmica do trabalho, Faculdades empresariaisResumo
Este estudo tem como objetivo compreender as percepções de carreira e satisfação no trabalho entre professores do ensino superior nas faculdades empresariais (FEs) brasileiras. O estudo explora como as reformas recentes afetaram a concepção de carreira desses profissionais e como as mudanças na estrutura de trabalho afetaram sua satisfação com o trabalho docente. Foi realizado um estudo empírico qualitativo no qual 12 professores do ensino superior participaram de entrevistas semiestruturadas. As informações coletadas foram submetidas à análise de conteúdo a fim de identificar a associação entre os modelos de carreira propostos pelos FEs e aspectos relacionados à psicodinâmica do trabalho. Foram constatadas evidências de que as instituições exigem que os indivíduos alinhem suas expectativas pessoais de carreira com as estratégias da organização, mesmo que as oscilações do mercado não permitam o desenvolvimento de projetos de médio ou longo prazo. Com isso, os professores orientam suas carreiras de forma tradicional, mas não percebem garantias de eficácia por parte da instituição. Esse ambiente gera insatisfação e experiências negativas com o trabalho, principalmente no que se refere à estrutura organizacional. Com esses resultados, o estudo sugere que os EFs não oferecem um modelo de carreira tradicional ou condições objetivas de aprimoramento individual. A forma como os FEs organizam o trabalho contribui para o desgaste e a insatisfação no trabalho, principalmente no que se refere à falta de reconhecimento profissional, sobrecarga de atividades e distanciamento entre o trabalho prescrito e o real.
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