Evidência empírica de um modelo teórico da Gestão de Conhecimento digital, estratégias digitais e agilidade organizacional
DOI:
https://doi.org/10.23925/recape.v13i1.54479Palavras-chave:
Gestão do conhecimento, Estratégia digital, Agilidade organizacional, OrganizaçãoResumo
Com o aumento da competitividade tem provocado transformações na oferta de produtos e serviços, ao advento tecnológico, a inovação e ao comportamento do consumidor. Há uma crescente importância atribuída ao setor de serviços referente a seu desempenho dentro da economia, e é nesse meio, que o segmento de serviços digitais vem ganhando espaço na medida em que traz uma roupagem focada no cliente e suas respectivas necessidades. Este artigo pretende verificar o quanto a gestão do conhecimento digital influencia a agilidade organizacional perpassando pela adoção de estratégias digitais sejam elas em organizações públicas ou privadas. Participaram do estudo 295 trabalhadores, acima de 18 anos, homens e mulheres, de organizações públicas e privadas, respondendo o questionário com dados sociodemográficos, escala de gestão do conhecimento digital (GC), escala da estratégia digital (ED) e escala de agilidade organizacional (AgO), todas respondidas numa escala do tipo Likert de cinco pontos, Observou-se que a Gestão Conhecimento, associou-se positivamente, a Estratégia Digital, tendo esta, à Agilidade organizacional. No cálculo da análise de variância observou-se significativamente, que, quanto maior o escore no alto nível da GC, maior o nível de ED, em função do AgO. Comparando organização pública e privada, os três construtos revelaram maiores escores para organização privada. Com esses resultados, pode-se corroborar a hipótese estabelecida, bem como, propor uma perspectiva mais atual para os processos organizacionais referente a tomada de decisão e aos serviços digitais.Referências
BAINES, Tim S. et al. State-of-the-art in product-service systems. Proceedings of the Institution of Mechanical Engineers, Part B. journal of engineering manufacture, v. 221, n. 10, p. 1543-1552, 2007.
BAINES, Tim S. et al. The servitization of manufacturing: A review of literature and reflection on future challenges. Journal of manufacturing technology management, v. 20, n. 5, p. 547-567, 2009.
BRYMAN, Alan. Research methods and organization studies. Abingdon: Routledge, 2003.
BABBIE, Earl. Métodos de pesquisas de survey. Belo Horizonte: Ed. da UFMG, 1999.
CAVUSGIL, S. T.; CALANTONE, R. J.; ZHAO, Y. Tacit knowledge transfer and firm innovation capability. Journal of business & industrial marketing, v. 18, n. 1, p. 6-21, 2003.
CHOWDHURY, Gobinda. Sustainability of digital information services. Journal of Documentation, v. 69, n. 5, p. 602-622, 2013.
COAD, Alex Coad; SEGARRA, Agustí; TERUEL, Mercedes. Innovation and firm growth: does firm age play a role? Research Policy, n. 45, p. 387–400, 2016.
DALMORO, M.; VIEIRA, K. M. Dilemas na construção de escalas Tipo Likert: o número de itens e a disposição influenciam nos resultados?. Revista Gestão Organizacional, v. 6, n. 3, p. 161-174, 2013.
DE REZENDE FRANCISCO, Eduardo; KUGLER, José Luiz; LARIEIRA, Cláudio Luís Carvalho. Líderes da transformação digital. GV EXECUTIVO, v. 16, n. 2, p. 22-27, 2017.
DE VINCENZI, Ticiana Braga; DA CUNHA, João Carlos. Características de empresas e de inovações e suas relações com barreiras à inovação no setor de serviços brasileiro. Cadernos EBAPE. BR, 2019.
DOS SANTOS, Vanessa Cristina Bissoli; DAMIAN, Ieda Pelogia Martins; VALENTIM, Marta Lígia Pomim. A Cultura Organizacional como Fator Crítico de Sucesso à implantação da Gestão do Conhecimento em organizações. Informação & Sociedade, v. 29, n. 1, 2019.
DOS SANTOS, Cárliton Vieira; HILGEMBERG, Cleise Maria de Almeida Tupich. Emprego formal no setor de serviços nos municípios dos campos gerais do Paraná: uma análise para o período 2000-2010. Planejamento e Políticas Públicas, Brasília, n. 51, p. 255-284, 2018.
DUARTE, Jorge Cordeiro. Uma arquitetura ágil da informação organizacional:: Brapci 2.0. Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; Vol 8 No 2 (2015); 274, v. 24, n. 2, 2018.
ELORANTA, Ville; TURUNEN, Taija. Seeking competitive advantage with service infusion: a systematic literature review. Journal of Service Management, v. 26, n. 3, p. 394-425, 2015.
FAUL, Franz et al. G* Power 3: A flexible statistical power analysis program for the social, behavioral, and biomedical sciences. Behavior research methods, v. 39, n. 2, p. 175-191, 2007.
FITZSIMMONS, James A.; FITZSIMMONS, Mona J. Administração de Serviços: Operações, Estratégia e Tecnologia da Informação. Porto Alegre: AMGH, 2014.
GRÖNROOS, Christian. Marketing as promise management: regaining customer management for marketing. Journal of Business & Industrial Marketing, v. 24, n. 5/6, p. 351-359, 2009.
HAGBERG, Johan; SUNDSTROM, Malin; EGELS-ZANDÉN, Niklas. The digitalization of retailing: an exploratory framework. International Journal of Retail & Distribution Management, v. 44, n. 7, p. 694-712, 2016.
HAIR, Joseph F. et al. Multivariate data analysis: Pearson new international edition. London: Pearson Higher Ed., 2013.
JARMAN, Jennifer; SINGH CHOPRA, Parminder. Business services and the knowledge economy in Malaysia. International Journal of Sociology and Social Policy, v. 28, n. 5/6, p. 193-203, 2008.
KOTLER, P.; ARMSTRONG, G. Princípios de Marketing. 9. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2003.
KUUSISTO, Markku. Organizational effects of digitalization: A literature review. International Journal of Organization Theory and Behavior, v. 20, n. 03, p. 341-362, 2017.
LIGHTFOOT, H. W.; BAINES, T. S.; SMART, P. The servitization of manufacturing: A systematic literature review of interdependent trends. International Journal of Operations & Production Management, v. 33, n. 11/12, p. 1408-1434, 2013.
LOVELOCK, C.; WIRTZ, J. Marketing de serviços: pessoas, tecnologia e resultados. 5. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2001.
MANUAL, O. The measurement of scientific and technological activities. Proposed guidelines for collecting and interpreting innovation data, 2005.
NEELY, Andy. Exploring the financial consequences of the servitization of manufacturing. Operations Management Research, v. 1, n. 2, p. 103-118, 2008.
NEVES, Jorge Alexandre Barbosa. Modelo de equações estruturais: uma introdução aplicada. Brasília, Enap, 2018.
OLIVER, John J. Strategic transformations in a disruptive digital environment. Strategic Direction, 2018.
PEDERSEN, John Storm; WILKINSON, Adrian. The digital society and provision of welfare services. International Journal of Sociology and Social Policy, v. 38, n. 3/4, p. 194-209, 2018.
PORTER, Michael E. “Generic Competitive Strategies,” in Competitive Strategy. New York: Free Press, 1980.
RASANEN, Pekka. Consumption disparities in information society: Comparing the traditional and digital divides in Finland. International Journal of Sociology and Social Policy, v. 26, n. 1/2, p. 48-62, 2006.
ROGERS, David L. Transformação digital: repensando o seu negócio para a era digital. Autêntica Business, 2017.
RUST, Roland T.; LEMON, Katherine N. E-service and the consumer. International journal of electronic commerce, v. 5, n. 3, p. 85-101, 2001.
SAUNILA, Minna; UKKO, Juhani; RANTALA, Tero. Value co-creation through digital service capabilities: the role of human factors. Information Technology & People, 2018.
SCHUMPETER, J. A. Change and the Entrepreneur. Essays of JA Schumpeter, 1934.
SILVA, Alexandre Messa et al. Economia de serviços: uma revisão de literatura. 2006.
SILVA, Alexandre Messa; DE NEGRI, João Alberto; KUBOTA, Luis Claudio. Estrutura e dinâmica do setor de serviços no Brasil. Estrutura e dinâmica do setor de serviços no Brasil. Brasília: IPEA, 2006.
TIGRE, Paulo Bastos. Gestão da inovação: a economia da tecnologia no Brasil. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006.
VANDERMERWE, Sandra; RADA, Juan. Servitization of business: adding value by adding services. European management journal, v. 6, n. 4, p. 314-324, 1988.
VISNJIC, Ivanka; NEELY, Andy; WIENGARTEN, Frank. Another performance paradox? A refined view on the performance impact of servitization. Completar, 2012.
ZEITHAML, V. A.; BITNER, M. J.; GREMLER, D. D. Marketing de serviços: a em-presa com foco no cliente. 5º Ed. Bookman. Porto Alegre, 2011.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista de Carreiras e Pessoas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
• Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).