A fisiologia do estresse e o bem-estar subjetivo em adolescentes: autoconhecimento é não violência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/recape.v12i1.55046

Palavras-chave:

Fisiologia do estresse, Aprendizagem baseada em problemas, Metodologias ativas, Bem-estar subjetivo em adolescentes, Não-violência

Resumo

Estresse, ansiedade e violência são cada vez mais comuns no contexto escolar e necessitam uma melhor compreensão. Objetivos: Este estudo pretendeu investigar os resultados da promoção do autoconhecimento por meio do ensino de fisiologia do estresse utilizando a aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) e seus impactos no Bem-Estar Subjetivo em Adolescentes (BES-A), com alunos do ensino médio em uma escola pública do Paraná. Método: Pesquisa, do tipo quantitativa de corte transversal. A análise dos dados em conjunto mostra que, com a abordagem promovida pela ABP, os alunos não somente conseguem perceber situações de estresse em suas próprias vidas (Self - autoconhecimento), mas podem escolher lidar com ele de forma não-violenta. A conclusão é que o autoconhecimento favorece uma resposta ao estresse não-violenta.

Referências

AGÊNCIA BRASIL, Brasil reúne histórico recente de tragédias em escolas. Disponível em: http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2019-03/brasil-reune-historico-recente-de-tragedias-em-escolas. Acesso em abril de 2019.

American Psychological Association. The road to resilience. 2013. Disponível em: http://www.apa.org/helpcenter/road-resilience.aspx Acesso em 03 de fevereiro de 2018.

CASAS, F. Social indicators and child and adolescent well-being. Child Indicators Research, 4, 2011.

DELISLE, R. Como realizar a Aprendizagem Baseada em Problemas. Porto: ASA, 2000.

DIENER, E. Assessing subjective well-being: progress and opportunities. Social Indicators Research, 31 (2), 1994.

INSTITUTO DE PESQUISA ECONÔMICA APLICADA – Ipeadata. Atlas da Violência. Disponível em: http://www.ipea.gov.br/atlasviolencia/ . Acesso em 17 mai. 2019.

LIMA, J.D., Juliana Domingos de Lima. Atentado a tiros em Suzano. Disponível em: https://www.nexojornal.com.br/expresso/2019/03/13/Atentado-a-tiros-em-Suzano-o-massacre-na-escola-estadual. Acesso em abril de 2019. © 2019 NEXO JORNAL LTDA. Usado com permissão.

Lipp, M., Arantes, J. P., Buriti, M. S., & Witzig, T. O estresse em escolares. Psicol. Esc. Educ. SP, 4(1), 2003.

LIPP. M.E.N. O stress da criança e suas consequências. 3ª edição. Campinas: Papirus, 2004.

LOPES, R.M.; SILVA FILHO. M.V.; MARSDEN, M.; ALVES, N.G. Aprendizagem Baseada Em Problemas: Uma Experiência No Ensino De Química Toxicológica. Química Nova, v.34, n.7, 2011.

McLaughlin, K. A., Garrad, M. C., & Somerville, L. H. What develops during emotional development? A component process approach to identifying sources of psychopathology risk in adolescence. Dialogues in Clinical Neuroscience, 17, 403-410, 2015.

MENDES A. R., Educação emocional na escola: uma proposta possível. Tese (Doutorado) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul / Escola de Humanidades / Programa de Pós-Graduação em Educação, Porto Alegre, 2016.

NEUFELD, Carmem Beatriz. Terapia Cognitivo-Comportamental para Adolescentes: Uma Perspectiva Transdiagnóstica e Desenvolvimental. Artmed - Grupo A Educação S.A., 2017 Edição do Kindle

PAVOT, W., & DIENER, E. Review of the Satisfaction With Life Scale. Psychological Assessment, 5(2), 1993.

RIBEIRO, J. L., & GALINHA, I. (2005). História e evolução do conceito de bem-estar subjectivo. Psicologia, Saúde & Doenças, 6 (2), 203-214.

RILLERO, P., THIABALT, M., MERRITT, J., & JIMENEZ-SILVA, M. (no prelo). Bears in a Boat: Science Content and Language Development through a Problem-Based Learning Experience. Science Activities, 2018.

Teixeira, Paulo M.M., Problematizando as concepções dos professores de biologia sobre a questão da cidadania. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/591/485. Acesso em 03 de Fev. de 2018.

Tricoli V.A.C. Estresse na Adolescência: Problema e Solução: A possibilidade de jovens estressados se tornarem adultos saudáveis. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2010.

SAVIN-BADEN, M.; MAJOR, C. Foundations of Problem-Based Learning. New York: Open University Press. 2004.

SILVA, érika Correia. Qualidade de Vida e Bem-Estar Subjetivo de Estudantes Universitários 81 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia da saúde) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do campo, 2012.

SILVA, érika Correia. Qualidade de Vida e Bem-Estar Subjetivo de Estudantes Universitários 81 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia da saúde) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do campo, 2012.

Wu, G., Feder, A., Cohen, H., Kim, J. J., Calderon, S., Charney, D. S., & Mathe, A. A. (2013). Understanding resilience. Frontiers in Behavioral Neuroscience, 7, 1-15. doi:10.3389/fnbeh.2013.00010 In Estudos de Psicologia, 20(2), abril a junho de 2015, 72-81.

Publicado

2022-01-03

Edição

Seção

Artigos