La fisiología del estrés y el bienestar subjetivo en adolescentes: el auto conocimiento es no violencia
DOI:
https://doi.org/10.23925/recape.v12i1.55046Palabras clave:
Fisiología del estrés, Aprendizaje basado en problemas, Metodologías activas, Bienestar subjetivo en adolescentes, Sin violenciaResumen
El estrés, la ansiedad y la violencia son cada vez más comunes en el contexto escolar y necesitan una mejor comprensión. Objetivos: Este estudio tuvo como objetivo investigar los resultados de promover el autoconocimiento a través de la enseñanza de la fisiología del estrés utilizando el Aprendizaje Basado en Problemas (ABP) y sus impactos en el Bienestar Subjetivo en Adolescentes (BES-A), con estudiantes de secundaria en un escuela pública en Paraná. Método: Investigación cuantitativa transversal. El análisis de los datos en conjunto muestra que, con el enfoque que impulsa el ABP, los estudiantes no solo son capaces de percibir situaciones estresantes en su propia vida (Autoconocimiento), sino que pueden optar por afrontarlas de una manera no manera violenta. La conclusión es que el autoconocimiento favorece una respuesta al estrés no violenta.
Citas
AGÊNCIA BRASIL, Brasil reúne histórico recente de tragédias em escolas. Disponível em: http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2019-03/brasil-reune-historico-recente-de-tragedias-em-escolas. Acesso em abril de 2019.
American Psychological Association. The road to resilience. 2013. Disponível em: http://www.apa.org/helpcenter/road-resilience.aspx Acesso em 03 de fevereiro de 2018.
CASAS, F. Social indicators and child and adolescent well-being. Child Indicators Research, 4, 2011.
DELISLE, R. Como realizar a Aprendizagem Baseada em Problemas. Porto: ASA, 2000.
DIENER, E. Assessing subjective well-being: progress and opportunities. Social Indicators Research, 31 (2), 1994.
INSTITUTO DE PESQUISA ECONÔMICA APLICADA – Ipeadata. Atlas da Violência. Disponível em: http://www.ipea.gov.br/atlasviolencia/ . Acesso em 17 mai. 2019.
LIMA, J.D., Juliana Domingos de Lima. Atentado a tiros em Suzano. Disponível em: https://www.nexojornal.com.br/expresso/2019/03/13/Atentado-a-tiros-em-Suzano-o-massacre-na-escola-estadual. Acesso em abril de 2019. © 2019 NEXO JORNAL LTDA. Usado com permissão.
Lipp, M., Arantes, J. P., Buriti, M. S., & Witzig, T. O estresse em escolares. Psicol. Esc. Educ. SP, 4(1), 2003.
LIPP. M.E.N. O stress da criança e suas consequências. 3ª edição. Campinas: Papirus, 2004.
LOPES, R.M.; SILVA FILHO. M.V.; MARSDEN, M.; ALVES, N.G. Aprendizagem Baseada Em Problemas: Uma Experiência No Ensino De Química Toxicológica. Química Nova, v.34, n.7, 2011.
McLaughlin, K. A., Garrad, M. C., & Somerville, L. H. What develops during emotional development? A component process approach to identifying sources of psychopathology risk in adolescence. Dialogues in Clinical Neuroscience, 17, 403-410, 2015.
MENDES A. R., Educação emocional na escola: uma proposta possível. Tese (Doutorado) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul / Escola de Humanidades / Programa de Pós-Graduação em Educação, Porto Alegre, 2016.
NEUFELD, Carmem Beatriz. Terapia Cognitivo-Comportamental para Adolescentes: Uma Perspectiva Transdiagnóstica e Desenvolvimental. Artmed - Grupo A Educação S.A., 2017 Edição do Kindle
PAVOT, W., & DIENER, E. Review of the Satisfaction With Life Scale. Psychological Assessment, 5(2), 1993.
RIBEIRO, J. L., & GALINHA, I. (2005). História e evolução do conceito de bem-estar subjectivo. Psicologia, Saúde & Doenças, 6 (2), 203-214.
RILLERO, P., THIABALT, M., MERRITT, J., & JIMENEZ-SILVA, M. (no prelo). Bears in a Boat: Science Content and Language Development through a Problem-Based Learning Experience. Science Activities, 2018.
Teixeira, Paulo M.M., Problematizando as concepções dos professores de biologia sobre a questão da cidadania. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/591/485. Acesso em 03 de Fev. de 2018.
Tricoli V.A.C. Estresse na Adolescência: Problema e Solução: A possibilidade de jovens estressados se tornarem adultos saudáveis. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2010.
SAVIN-BADEN, M.; MAJOR, C. Foundations of Problem-Based Learning. New York: Open University Press. 2004.
SILVA, érika Correia. Qualidade de Vida e Bem-Estar Subjetivo de Estudantes Universitários 81 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia da saúde) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do campo, 2012.
SILVA, érika Correia. Qualidade de Vida e Bem-Estar Subjetivo de Estudantes Universitários 81 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia da saúde) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do campo, 2012.
Wu, G., Feder, A., Cohen, H., Kim, J. J., Calderon, S., Charney, D. S., & Mathe, A. A. (2013). Understanding resilience. Frontiers in Behavioral Neuroscience, 7, 1-15. doi:10.3389/fnbeh.2013.00010 In Estudos de Psicologia, 20(2), abril a junho de 2015, 72-81.
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Revista de Carreiras e Pessoas
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
• Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).