Perspectivas de inserção de jovens no mercado de trabalho

Autores

  • Priscila Cembranel Sociedade Educacional de Santa Catarina https://orcid.org/0000-0002-9560-686X
  • Claudete Correa dos Santos Univerisade Vale do Rio Doce
  • Carla Limberger Sociedade Educacional de Santa Catarina
  • Ana Claudia Macedo Sociedade Educacional de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.23925/recape.v14i2.56196

Palavras-chave:

Jovens, Feedback, Mercado de trabalho

Resumo

O objetivo do estudo foi compreender o que as empresas buscam e como os processos de recrutamento e seleção são percebidos pelos jovens. Este desenvolveu-se por meio de abordagem quali-quantitativa, estudo de caso e técnica de questionário. Como principais resultados, destaca-se a visão dos jovens que acreditam não terem sido contratados devido à falta de experiência e, também, ressaltam a ausência de feedbacks após o processo de recrutamento e seleção. Por outro lado, as empresas defendem a necessidade de buscar e encontrar jovens para cargos compatíveis com sua idade e, além disso, defendem ter expectativas sobre os interesses desse público.

Referências

Antunes, Renara Soares; Demarco, Taisa Trombetta. (2017). Contratação de profissionais sem experiência: critérios utilizados pelos recrutadores e selecionadores. Anuário Pesquisa e Extensão Unoesc Videira, v. 2: e14176. https://unoesc.emnuvens.com.br/apeuv/article/view/14176.

Barros, Daiane Monique Lima de; Matos, Nailton Santos de. (2015). A Importância da Comunicação Organizacional interna e dos Feedbacks Gerenciais. Revista de Administração, São Paulo, v. 13, n. 23, p.3-20.

Castro, Felipe Alencar Aguiar de; Fuga, Valdite Pereira; Teixeira, Marina Andrade. (2018). Um estudo sobre o modelo de contratação e gestão de funcionários em uma câmara municipal do estado de São Paulo. Revista de Humanidades, Tecnologia e Cultura. v. 8, n. 1, pp.1-20.

Chizzotti, A. (2006). Pesquisa em ciências humanas e sociais (8a ed.). São Paulo: Cortez.

Consoni, Bianca. (2010). A importância do feedback. TCC – Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação), Curso de Administração, Instituto Municipal de Ensino Superior de Assis, Assis, São Paulo, Brasil.

Cortez, Pedro Afonso; Zerbini, Thais; Veiga, Heila Magali da Silva. (2019). Práticas humanizadas de gestão de pessoas e organização do trabalho: para além do positivismo e do dataísmo. Trabalho, Educação e Saúde, v. 17, n. 3. https://doi.org/10.1590/1981-7746-sol00215

Costa, Antonio Tavares. (2016). Empreendedorismo como ferramenta de desenvolvimento econômico e geração de emprego e renda: elaboração de metodologia para criação de micro e pequenas empresas. Cadernos de Gestão e Empreendedorismo. Universidade Federal do Amapá-Macapá/AP, 1 (02), 20-40. https://doi.org/10.32888/cge.v4i3.12700

Cruz, Raissa Sampaio da. (2019). Dar ou não dar feedback no processo seletivo? Eis a questão. TCC – Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação), Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Curso de Administração, Fortaleza, Ceará, Brasil.

De Paula, Vilson Vieira; Nogueira, Giulia de Mendonça. (2016). A importância da área de gestão de pessoas, para o sucesso da organização. Anais...XII Congresso Nacional de Excelência em Gestão & III INOVARSE – Responsabilidade Social Aplicada.

Dewes, J. O. (2013). A amostragem em Bola de Neve e Respondent-Driven: Uma descrição dos Métodos. 2013. 63 f. TCC (Graduação) – Graduação em Estatística, Instituto de Matemática, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

Espedião, Márcia; Avila, Renato Nogueira Perez; Fernandes, Pamella Rodrigues Bavia. (2014). Marketing pessoal: planejamento e estratégias para o desenvolvimento do indivíduo. Revista Eletrônica Saber. Londrina, v. 25. Recuperado de: https://www.inesul.edu.br/revista/arquivos/arq-idvol_30_1401827512.pdf

Fragoso, António; Valadas, Sandra T.; Paulos, Liliana. (2019). Ensino superior e empregabilidade: Percepções de estudantes e graduados, Empregadores e acadêmicos. Revista Educação e Sociedade, v.40, e0186612. DOI: 10.1590/ES0101-73302019186612

Gil, Antonio Carlos. (2014). Gestão de pessoas: Enfoque nos Papéis Profissionais. São Paulo: Atlas.

Hernández Samppieri, R. et al. (2013). Metodologia de pesquisa. Tradução: Daysi Vaz de Moraes; Revisão técnica: Ana Gracinda Queluz Garcia, Dirceu da Silva, Marcos Júlio. 5° ed., Porto Alegre: Penso.

Hernandez, Douglas et al. (2017). O ingresso dos jovens no mercado de trabalho brasileiro. Anais, Congrega Mic, n. 12, p. 60.

Ivancevich, John M. (2008). Gestão de recursos humanos. 10. ed. São Paulo: Mcgrawhill.

Jacques, T. De C. et al. (2015). Geração Z: Peculiaridades geracionais na cidade de Itabira MG. Geração Z: peculiaridades geracionais na cidade de Itabira-MG. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, v. 9, n. 3, p. 67-83. https://doi.org/10.12712/rpca.v9i3.528

Kerckhoff, Bruna. (2016).Análise dos requisitos de contratação para as vagas de emprego na região de Criciúma: um estudo aplicado na divulgação de processos seletivos de profissionais para as áreas da Administração. TCC – Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação), Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC, Curso de Administração Habilitação Comércio Exterior, Criciúma, Santa Catarina, Brasil. Recuperado de: http://repositorio.unesc.net/handle/1/5248

Kuhn, Ivo Ney; Berwing, Aldemir; Pinto, Raquel Cristiane Feistel. (2015). O feedback como potencial de desempenho na gestão de pessoas: um estudo de caso. In: XV Colóquio Internacional de Gestão Universitária – CIGU - Desafios da Gestão Universitária no Século XXI, Mar del Plata, Argentina. Recuperado de: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/136046

Maia, Israel Leitão et al. (2018). Estratégia Adaptada de Feedback Voltado para Ambulatórios de Graduação. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 42, n. 4, p. 29-36. https://doi.org/10.1590/1981-52712015v42n4rb20180095

Mancebo, Deise; Vale, Andréa Araujo do; Martins, Tânia Barbosa. (2015). Políticas de expansão da educação superior no Brasil 1995-2010. Revista Brasileira de Educação, v. 20 n. 60. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782015206003

Martins, Heloísa Helena Teixeira de Souza. (1997). O jovem no mercado de trabalho. Revista Brasileira de Educação, n. 5, p. 96-109. Recuperado de: http://www.emdialogo.uff.br/sites/default/files/o_jovem_no_mercado_de_trabalho.pdf

Massi, Maria Lúcia Gili et al. (2018). Feedback dos candidatos não aprovados nos processos seletivos das empresas. Revista Científica Hermes n, v. 22, p. 422-448.

Mayhew, K.; Keep, E. (1999). The Assessment of Knowledge, Skills and Competitiveness. Oxford Review of Economic Policy, v. 15, n. 1, p. 1-15, https://doi.org/10.1093/oxrep/15.1.1

Pessoa, Manuella Castelo Branco et al. (2014). Formação profissional de jovens: a que se destina? Estudos de Psicologia, v. 19, n. 1, p. 22-30. https://doi.org/10.1590/S1413-294X2014000100004

Pontes, Raquel Pereira et al. (2018). O comportamento de jovens e adultos no mercado de trabalho brasileiro com relação à permanência no emprego. Revista de Economia Contemporânea, v. 22, n. 3. https://doi.org/10.1590/198055272237

Sanchez Penaflor, Sandra and Herrera Aviles, Margarita. (2016). Os recursos humanos sob o enfoque da teoria dos recursos e capacidades. Revista Facultad de Ciencias Económicas, v. 24, n. 2, pp. 133-146. http://dx. doi. org/10.18359/rfce. 2216.

Sin, C., Amaral, A. (2017). Academics’ and employers’ perceptions about responsibilities for employability and their initiatives towards its development. Higher Education, n. 73, p. 97-111. https://doi.org/10.1007/s10734-016-0007-y

Triviños, A. (1987). Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas.

Wenzel, Natália Tereza Athayde. (2017). Marketing pessoal - O desenvolvimento pessoal como diferencial do profissional do século XXI. Revista Eletrônica de Gestão, Engenharia e Tecnologia da Faculdade de Tecnologia de Piracicaba, v. 2, n. 1.

Yin, R. K. (2010). Estudo de caso: planejamento e métodos. 4. ed. Porto Alegre: Bookman.

Ziger, Renata; Filippim, Eliane Salete, Beltrame, Vilma. (2017). Perspectivas de Carreira para Pessoas Idosas nas Organizações. Revista de Carreiras e Pessoas, v. 7, n. 3, p. 64-87. https://doi.org/10.20503/recape.v7i3.33169

Publicado

2024-05-01

Edição

Seção

Artigos