Motivos-causas da escolha e permanência para o trabalho em uma instituição de ensino público

Autores

  • Alan Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí
  • Jalva Lilia Rabelo de Sousa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.23925/recape.v13i3.57066

Palavras-chave:

Ambiente de trabalho, Indivíduo-trabalho, Vínculos, Instituição de Ensino Público

Resumo

Analisa-se o significado dos motivos em permanecer trabalhando numa Instituição Pública de Ensino. No que concerne a elaboração, valeu-se em um primeiro momento, do arcabouço teórico a partir de contribuições que versam acerca do tema: o que é trabalho, vínculos objetivos e subjetivos de trabalho. Logo depois realizou-se a coleta de dados e posteriormente, em observância das duas primeiras, teve o trato, que foi pela análise de conteúdo em consonância com as falas dos participes do estudo, ao mesmo tempo, assistido pelo embasamento teórico. E no último momento, apresentam-se as considerações finais. No tocante às justificativas da permanência da atividade laboral, as falas foram categorizadas em benefícios ambiental, pessoal, social, financeiro e de auto realização. Desse modo, os vínculos do trabalho com a Instituição suplantam o caráter meramente objetivo, onde os indivíduos numa perspectiva holística destacam fatores subjetivos como reconhecimento, realização, utilidade e de pertencimento, como motivos-causas da permanência na organização objeto do presente estudo.

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Publicado

2023-09-07