Avaliação de desempenho baseada no excellence gap dentro de estruturas organizacionais hierarquizadas
DOI:
https://doi.org/10.23925/recape.v15i3.62825Palavras-chave:
Gestão de pessoas no militarismo brasileiro, Inovação comportamental e de processos no setor públicoResumo
Este artigo visa detalhar uma nova abordagem de avaliação de desempenho, na qual se buscou reduzir o foco quantitativo dos métodos tradicionais, ainda utilizados, dentro de instituições hierarquizadas. Trata-se de uma pesquisa-ação, mediante aplicação das técnicas de observação, grupos focais e implementação empírica de mudanças na Escola Preparatória de Cadetes do Ar. Foram evidenciadas as principais barreiras à efetivação da inovação de processos dentro de organizações tradicionais baseadas no modelo de Max Weber. Comprova-se, pela comparação com o método de escalas gráficas, sua maior capacidade de geração de relatórios gerenciais.
Referências
Barbosa, X. A. (2010). A avaliação 360º como novo método de avaliação de desempenho na UFRJ. Rio Grande do Sul: LUME/UFRGS.
Comando da Aeronáutica. (2021). Comando-Geral do Pessoal. Instrução do Comando da Aeronáutica (ICA) 39-17 Avaliação de Desempenho de Graduados da Aeronáutica.
Campana, P. S. P. (2017). A cultura do medo na administração pública e a ineficiência gerada pelo atual sistema de controle. Revista de Direito, Viçosa, v. 09, n. 01, p. 189-216. Disponível em:file:///C:/Users/DANIEL~1/AppData/Local/Temp/DialnetACulturaDoMedoNaAdministracaoPublicaEAIneficiencia-7085904.pdf. Acesso em: 15 jul 2021.
Cavalcante, P., Cunha, B. Q. (2017). É preciso inovar no governo, mas por quê? Inovação no setor público: teoria, tendências e casos no Brasil, 15-32. Brasília: Ipea.
Dias, T. F., Sano, H., & Medeiros, M. F. M. de. (2019). Inovação e tecnologias da comunicação e informação na administração pública. Brasília: ENAP. Disponível em: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4284. Acesso em: 10 ago. 2022.
Duran, C. (2019). Gestão de pessoas. 2 ed. São Paulo: JusPodivm.
Emmendoerfer, M, L. (2019). Inovação e empreendedorismo no setor público. Brasília: ENAP.
Fenili, R. (2014). Administração geral e pública para concursos. Niterói, RJ: Impetus.
Ferreira, V. C. P. (2016). Gestão de pessoas na sociedade do conhecimento. FGV.
Hashimoto, M. (2017). Espírito empreendedor nas organizações. Saraiva Educação S.A.
Leme, R. (2006) Avaliação de desempenho com foco em competência. Rio de Janeiro: QUALITMARK.
Maximiano, A. C. A. (2016). Administração para concursos. Rio de Janeiro: Forense.
Milkovich, G. T., Boudreau, J. W. (2018). Administração de Recursos Humanos. São Paulo: Atlas.
Pereira, D. (2017). Mapa de empatia: o que é. Disponível em: http://analistamodelosdenegocios.com.br/mapa-de-empatia-o-que-e/. Acesso em 18 set 2022.
Petersen, A. (2020). Can’t Even: How Millennials Became the Burnout Generation. Editora: Houghton Mifflin Harcourt.
Quaiser, P. (2017). Mapa de empatia, o que é?. Canvas Academy. Disponível em: http://canvasacademy.com.br/mapa-de-empatia-2/. Acesso em 18 set 2022.
Sabbag, P. Y. (2019). Inovação, estratégia, empreendedorismo e crise. Alta Books.
Weber, M. (2022). Economia e Sociedade: prefácio de Boaventura de Sousa Santos. Editora Edições 70.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista de Carreiras e Pessoas

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
• Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).