APRENDIZAGEM AO LONGO DA VIDA: UMA CONDIÇÃO FUNDAMENTAL PARA A CARREIRA
DOI:
https://doi.org/10.20503/recape.v2i2.11864Keywords:
lifelong learning, adult learning, andragogy, knowledge societyAbstract
The aim of this paper is to discuss the construction of a new paradigm for Adult Education by presenting the historical and theoretical construction of the concepts related to Lifelong Learning. This matter has been a desire of organized society for forty years, that emerged as a response to the adaptation need of the adult learner in the face of changes that has been occurring at an increasing rate. For such, we conducted a comprehensive review of the documents released by the national sponsors of this concept - OECD, UNESCO - relating them to researchers in the field of Adult Education that addressed the issue as relevant to understand the new paradigm for that area. As a result, we find that Lifelong Learning, although it represents a concept of fundamental importance to the development challenges faced by professional adults in the 21th century, it has not been implemented effectively, in addition to highlighting the importance of the contribution of conceptual research in Psychology related to Adult Education.Downloads
Issue
Section
Artigos
License
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
• Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).