APRENDIZAGEM AO LONGO DA VIDA: UMA CONDIÇÃO FUNDAMENTAL PARA A CARREIRA

Autores/as

  • Conrado Schlochauer
  • Maria Isabel da Silva Leme

DOI:

https://doi.org/10.20503/recape.v2i2.11864

Palabras clave:

Aprendizagem ao longo da vida, aprendizagem de adultos, andragogia, sociedade do conhecimento

Resumen

O objetivo desse trabalho é discutir a construção de um novo paradigma para a Educação de Adultos por meio da apresentação teórica dos conceitos relacionados à Aprendizagem ao Longo da Vida (lifelong learning).Trata-se de um anseio da sociedade organizada há quarenta anos, que surgiu como resposta à necessidade de adaptação do aprendiz adulto às mudanças que vem ocorrendo em ritmo crescente. Foi realizada ampla revisão nos documentos emitidos pelo órgão patrocinadores deste conceito - OCDE, UNESCO - relacionando-os com pesquisadores na área de Educação de Adultos que abordaram o tema como relevante para compreensão do novo paradigma para essa área. Como resultado, constatamos que a Aprendizagem ao Longo da Vida, embora represente um conceito de importância fundamental para os desafios de desenvolvimento profissional enfrentados por adultos no século XXI, ainda não foi implementado de maneira efetiva, além de destacar a importância do aporte conceitual da Psicologia nas pesquisas relacionadas à Educação de Adultos.

Biografía del autor/a

Conrado Schlochauer

Doutor em Psicologia Escolar e de Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo.

Maria Isabel da Silva Leme

Docente do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo.

Número

Sección

Artigos