MAIS DE 50 ANOS DE PESQUISA SOBRE CONTRATOS PSICOLÓGICOS DE TRABALHO: SISTEMATIZAÇÃO TEÓRICA E SUGESTÃO DE AGENDA FUTURA DE PESQUISA
DOI:
https://doi.org/10.20503/recape.v4i3.21838Keywords:
Contratos psicológicos, trabalho, organizaçõesAbstract
Os contratos psicológicos de trabalho são estudados a partir da década de 1950 e, desde então, passaram por profundas transformações em sua essência e também sobre a própria operacionalização de pesquisa. Assim, o objetivo do presente artigo é apresentar uma sistematização teórica dos mais de 50 anos de pesquisa científica sobre os contratos psicológicos de trabalho a partir de um método arqueológico do saber propondo um novo conceito para o construto e uma proposta de agenda de pesquisa científica para os próximos anos.Downloads
Issue
Section
Artigos
License
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
• Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).