Uma agenda de pesquisa: o pós-graduação lato sensu tem efeito sobre a carreira do profissional de Recursos Humanos?
DOI:
https://doi.org/10.20503/recape.v2i3.13758Palabras clave:
Pós-graduação, lato, sensu, Recursos Humanos, CarreiraResumen
Este ensaio objetiva estudar os impactos dos cursos de pós-graduação lato sensu em administração nas carreiras dos profissionais de recursos humanos. A análise documental incluiu a legislação, as produções acadêmicas e também pesquisas nas quais foram encontradas tanto avaliações favoráveis quanto críticas em relação a essa modalidade educacional. Esta análise permitiu conjecturas sobre o aprimoramento de competências e a trajetória de carreira desse grupo de profissionais. Os estudos detectaram que há um complexo de variáveis na definição dos impactos das formações pós-graduadas nas carreiras de seus participantes. Quanto ao contexto dos profissionais de recursos humanos, percebeu-se como principais aspectos entre a formação e a carreira, a mudança do papel da área, o ideal de perfil dos profissionais, a constituição dos vínculos profissionais, e a transformação dos cargos/carreiras. Constatou-se ainda que os profissionais de recursos humanos lidam com forças diversas como as pressões organizacionais, do mercado de trabalho e das instituições de ensino no momento de escolher seu curso. Nota-se que as produções acadêmicas oriundas dos cursos stricto sensu mostram-se frequentemente críticas sobre a modalidade educacional do lato sensu, mas parecem não migrar para a realidade destes cursos para efetivamente compreendê-la. Em suas considerações finais, o ensaio apresenta diversos questionamentos e por meio deles propõem uma agenda de pesquisa aos pesquisadores sobre carreiras que subsidie a melhoria dos cursos em questão e assim beneficie os profissionais de recursos humanos.
Descargas
Número
Sección
Licencia
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
• Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).