TREINAMENTO COMO FATOR DE MUDANÇA DE ATITUDE DOS PROFISSIONAIS DE UMA OPERADORA PORTUÁRIA

Autores/as

  • Rita de Cássia Zaher Rosa Paul Universidade Católica de Santos - UNISANTOS
  • José Alberto Carvalho dos Santos Claro Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP
  • Norberto Luiz de França Paul Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, CEETEPS

DOI:

https://doi.org/10.20503/recape.v4i3.21836

Palabras clave:

Treinamento, Mudança, Operadora Portuária

Resumen

Este trabalho foi desenvolvido em uma operadora portuária que acabava de entrar em processo de privatização e precisava modernizar-se. Em contrapartida, os profissionais não estavam tão dispostos e nem mesmo preparados para enfrentar tantas mudanças, até mesmo por serem trabalhadores portuários com perfil diferenciado. O estudo de caso retrata a ação desenvolvida em uma operadora portuária no Porto de Santos, que envolve o treinamento intensivo para obter a mudança de comportamento necessária e se tornar competitiva, aproveitando seus talentos internos, investindo na melhoria dos aspectos motivacionais e no relacionamento entre as pessoas.

Biografía del autor/a

Rita de Cássia Zaher Rosa Paul, Universidade Católica de Santos - UNISANTOS

Especialista em Metodologia e Didática do Ensino Superior e graduação em Psicologia pela Universidade Católica de Santos (1989). Mestre em Gestão de Negócios pela Universidade Católica de Santos (2011).

José Alberto Carvalho dos Santos Claro, Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP

Professor Adjunto Nível A.I. de Administração, com Dedicação Exclusiva, na UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo, Campus Baixada Santista, IMar - Instituto do Mar. Professor credenciado no Programa de Pós-Graduação (Mestrado Profissional) em Gestão de Políticas e Organizações Públicas (UNIFESP-EPPEN-Escola Paulista de Política, Economia e Negócios-Campus Osasco). Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Católica de Santos (1992), mestrado em Administração pela Universidade Metodista de São Paulo (1998) e doutorado em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (2002). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Marketing, atuando principalmente nos seguintes temas: administração, organizações, marketing, consumidor, atendimento a clientes, educação continuada, consumo, sustentabilidade e comunicação científica. Experiência docente desde 1996 em cursos de graduação, especialização e mestrado. Experiência como consultor e gestor. Foi coordenador de programa de mestrado em Administração e editor de revistas científicas. A partir de 2007 exerce o cargo de Diretor de Relações Institucionais do IMPACTO - Instituto Metropolitano de Pesquisas Acadêmicas e Consultoria Técnico-Operacional. Avaliador ad-hoc do INEP-MEC desde 2002 e do CEE-SP (Conselho Estadual de Educação de São Paulo) desde 2013. Foi líder do Grupo de Pesquisa do CNPq (Competitividade Regional e Desafios Estratégicos, com projeto de pesquisa com o mesmo nome, da Linha de Pesquisa Estratégia e Competitividade). Pesquisador Visitante da PUC-SP do Grupo de Pesquisa Estudos em Competitividade e Estratégia Internacional, na linha de pesquisa Estratégia e Competitividade. Exerce ainda o papel de Editor da Revista Organizações em Contexto - ROC (QUALIS CAPES B2). Orientador Bolsista de Agentes Locais de Inovação (ALI) pelo CNPq e SEBRAE (Santos e São Paulo-Centro) modalidade Bolsista de Extensão no País do CNPq - Nível A. Voluntário em várias organizações do terceiro setor.

Norberto Luiz de França Paul, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, CEETEPS

Mestre em Administração pela Universidade Católica de Santos (2012). É bacharel em Direito pela Universidade Católica de Santos (2002), bacharel em Administração de Empresas pela Fundação Lusíada (1991) e possui licenciatura em Educação Física pela Universidade Metropolitana de Santos (1986). É pós graduado em Gestão da Qualidade e Produtividade pela Universidade Santa Cecília (1992). É advogado - OAB/SP 219.398. Foi Gerente de Recursos Humanos no Hospital Dr. Luiz Camargo da Fonseca e Silva, em Cubatão (2010/2011). Foi Analista de Negócios na ARNO S.A (1992/2002). Foi professor da Faculdade do Litoral Sul Paulista em Praia Grande (SP), onde criou e coordenou o curso de Pós Graduação em Gestão Empresarial Estratégica, criou e coordenou a FATI - Faculdade Aberta à Terceira Idade e lecionou as disciplinas: Teorias da Administração, Marketing, Marketing de Serviços, Gestão de Pessoas e Gestão Empresarial nos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Turismo e Sistemas de Informação (2006/2011). Foi Instrutor do SENAI, Escola Hessel Horácio Cherkaski - Cubatão (SP) nos treinamentos de Relações Humanas, Saúde, Meio Ambiente e Segurança no Trabalho (2005/2010). É professor admitido por processo seletivo no SENAC, nos cursos de Administração, Recursos Humanos, Gestão e Logística a partir de 2012. É professor da Faculdade Don Domênico no Guarujá (SP) nas disciplinas Modelos de Gestão, Processo Produtivo e Operações, Marketing e Distribuição, Planejamento Estratégico no curso de Logística, onde também coordena o programa de estágios. Na mesma instituição, lecionou Teoria Geral da Administração, Administração Mercadológica, Marketing, Adm. Produção no curso de Administração, além de professor na Pós Graduação em Gestão de Recursos Humanos, disciplina Gestão de Carreiras. Professor, através de concurso, da FATEC - Praia Grande, nas disciplinas Gestão de Marketing e Gestão de Produção a partir de 2012. Coordena e é professor do curso de Logística e Sustentabilidade da Universidade Católica de SantosÉ consultor sênior do Instituto de Capacitação Técnica Portuária em Santos (INCATEP) para Gestão de Recursos Humanos e Cultura Organizacional no Porto. É consultor para Treinamentos Gerenciais e Projetos de Gestão na Espaço Santista Recursos Humanos. É conselheiro do Instituto Metropolitano de Pesquisas Acadêmicas e Consultoria Técnico-Operacional - IMPACTO.

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