Liderança transformacional e bem-estar no trabalho em instituições de ensino: uma proposta teórico-metodológica e reflexões para uma agenda de pesquisa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/recape.v12i2.48902

Palavras-chave:

Liderança Transformacional, Satisfação no trabalho, Prosperidade no trabalho, Burnout, Instituições de ensino

Resumo

Este ensaio visa discutir o impacto da Liderança Transformacional na Satisfação do Trabalho de docentes, a partir do papel mediador duplo exercido pela Prosperidade no Trabalho e pelo Burnout. Os achados demonstram que a liderança transformacional é um facilitador contextual para a garantia de diversos recursos aos indivíduos. Assim, líderes de instituições de ensino devem ser conscientizados sobre como gerenciar seus liderados, especialmente aqueles com baixa abertura a experiências, objetivando aumentar o grau de crescimento e aprendizagem em suas atividades (prosperidade no trabalho), reduzir o estresse dos professores (burnout) e aumentar os índices de satisfação.

Referências

ABDALLA, M. M.; BOTELHO, C. F.; BRITO, P. N.; SILVA, Y. V. Representação Social da Liderança: análise em uma Organização da Administração Pública Federal. Revista de Administração, Sociedade e Inovação, v. 2, n. 1, p. 52–66, 2016.

ANDRADE, J. M. Evidências de validade do inventário dos cinco grandes fatores de personalidade para o Brasil. Tese (Doutorado em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações) – Universidade de Brasília, Brasília, 2008.

ANGROSINO, M. V. Recontextualizing observation: ethnography, pedagogy, and the prospects for a progressive political agenda. In: Denzin, N. K.; Lincoln, Y. S. (Orgs.) The SAGE Handbook of Qualitative Research. Thousand Oaks: Sage, 2005.

ALONDERIENE, R.; MAJAUSKAITE, M. Leadership style and job satisfaction in higher education institutions, International Journal of Educational Management, v. 30, n. 1, p. 140-164, 2016.

ARAÚJO, C. A. Bibliometria: evolução história e questões atuais. Em Questão, v. 12, n. 1, p. 11–32, 2006.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2006.

BASS, B. Leadership and performance beyond expectations. New York, NY: Free Press, 1985

BAUER, M. W.; GASKELL, G. (Orgs.) Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Petrópolis: Vozes, 2000.

BOGLER, R. The Influence of Leadership Style on Teacher Job Satisfaction. Educational Administration Quarterly, v. 37, n. 5, p. 662-683, 2001.

BONO, J. E.; FOLDES, H. J.; VINSON, G.; MUROS, J. P. Workplace emotions: The role of supervision and leadership. Journal of Applied Psychology, v. 92, p. 1357–1367, 2007.

BYRNE, B. M. The nomological network of teacher burnout: a literature review and empirically validated model. In: VANDENBERGHE, R.; HUBERMAN, M. A. (Orgs.), Understanding and preventing teacher burnout: a sourcebook of international research and practice. Cambridge, UK: Cambridge University Press, p. 15-37, 1999.

CABRAL, G. O.; LEBIODA, L.; LEMOS, D. DA C. Inovação em serviços: o caso de uma instituição de ensino superior no brasil. Revista de Administração, Sociedade e Inovação, v. 6, n. 1, p. 101–116, 2020.

CARLOTTO, M. S. Síndrome de burnout e características de cargo em professores universitários. Revista Psicologia Organizações e Trabalho, v. 4, n. 2, p. 145-182, 2004.

CHOI, S. L.; GOH, C. F.; ADAM, M. B. H.; TAN, O. K. Transformational leadership, empowerment, and job satisfaction: The mediating role of employee empowerment. Human Resources for Health, v. 14, n. 73, p. 1–14, 2016.

COLQUITT, J. A.; ZAPATA-PHELAN, C. P. Trends in Theory Building and Theory Testing: a Five-Decade Study of the Academy of Management Journal. Academy of Management Review, v. 50, n. 6, p. 1281–1303, 2015.

COSTA, P. T., JR.; MCCRAE, R. R. Four ways the five factors are basic. Personality and Individual Differences, v. 13, p. 653–665, 1992.

COSTA, L. S. T.; GIL-MONTE, P. R.; POSSOBON, R. F.; AMBROSANO, G. M. B. Prevalência da Síndrome de Burnout em uma amostra de professores universitários brasileiros. Psicologia: Reflexão & Crítica, v. 26, n. 4, p. 636-642, 2013.

DEMEROUTI E.; BAKKER, A. B.; VARDAKOU I.; KANTAS, A. The convergent validity of two Burnout instruments – A multitrait-multimethod analysis. European Journal of Psychological Assessment, v. 19, n. 1, p. 12-23, 2003.

DINH, J.; LORD, R.; GARDNER, W.; MEUSER, J.; LIDEN, R.; HU, J. Leadership theory and research in the new millennium: Current theoretical trends and changing perspectives. The Leadership Quarterly, v. 25, p. 36–62, 2014.

DUFF, A.; BOYLE, E.; DUNLEAVY, K.; FERGUSON, J. The relationship between personality, approach to learning and academic performance. Personality and Individual Differences, v. 36, p. 1907–1920, 2004.

EISENBEISS, S. A.; VAN KNIPPENBERG, D.; BOERNER, S. Transformational leadership and team innovation: Integrating team climate principles. Journal of Applied Psychology, v. 93, p. 1438–1446, 2008.

FIELD, A.; HOLE, G. How to Design and Report Experiments. Sage Publications Ltd, 2003.

FONSECA, A. M.; PORTO, J. Validação fatorial de escala de atitudes frente a estilos de liderança. Avaliação Psicológica, v. 12, n. 2, p. 157-166, 2013.

FONTANA, A.; FREY, J. H. The interview: from neutral stance to political involvement. In: Denzin, N. K.; Lincoln, Y. S. (Orgs.) The SAGE Handbook of Qualitative Research. Thousand Oaks: Sage, 2005.

GERBASI, A.; PORATH, C. L.; PARKER, A.; SPREITZER, G.; CROSS, R. Destructive de-energizing relationships: How thriving buffers their effect on performance. Journal of Applied Psychology, v. 100, p. 1423–1433, 2015.

HAIR, J. F.; HULT, G. T. M.; RINGLE, C. M.; SARSTEDT, M. A Primer on Partial Least Squares Structural Equation Modeling (PLS-SEM). (T. Oaks, Org.) (1a). California: SAGE Publications, Inc, 2014.

HAIR, J. F.; HULT, G. T. M.; RINGLE, C. M.; SARSTEDT, M. A Primer on Partial Least Squares Structural Equation Modeling (PLS-SEM). (T. Oaks, Org.) (2a). California: SAGE Publications, Inc, 2017.

HAIR, J. F.; SARSTEDT, M.; RINGLE, C.; GUDERGAN, S. P. Advanced Issues in Partial Least Squares Structural Equation Modeling (1a). Los Angeles: SAGE Publications, Inc, 2018.

HALBESLEBEN, J. R. B. Sources of social support and burnout: A meta-analytic test of the conservation of resources model. Journal of Applied Psychology, v. 91, p. 1134 – 1145, 2006.

HALLINGER, P. Instructional leadership and the school principal: a passing fancy that refuses to fade away. Leadership and Policy in Schools, v. 4, p. 221-239, 2005.

HARMS, P. D.; CREDÉ, M.; TYNAN, M.; LEON, M.; JEUNG, W. Leadership and stress: A meta-analytic review. The Leadership Quarterly, v. 28, p. 178–194, 2017.

HAYES, A. F. Introduction to Mediation, Moderation, and Conditional Process Analysis. (T. D. Little, Org.). New York: Guilford Publications, Inc, 2013.

HERNANDEZ, J. M.; BASSO, K.; BRANDÃO, M. M. Experimental Research in Marketing. Revista Brasileira de Marketing, v. 13, n. 02, p. 98–117, 2014.

HILDENBRAND, K.; SACRAMENTO, C. A.; BINNEWIES, C. Transformational leadership and burnout: The role of thriving and followers' openness to experience. Journal of Occupational Health Psychology, v. 23, n. 1, p. 31.43, 2016.

HOBFOLL, S. Conservation of resources: A new attempt at conceptualizing stress. American Psychologist, v. 44, p. 513–524, 1989.

HOBFOLL, S. E. Social and psychological resources and adaptation. Review of General Psychology, v. 6, p. 307–324, 2002.

HONIG, M.; RAINEY, L. Central office leadership in principal professional learning communities: The practice beneath the policy, Teachers College Record, v. 116, p. 1-48, 2014.

INCEOGLU, I.; THOMAS, G.; CHU, C.; PLANS, D.; GERBASE, A. Leadership behavior and employee well-being: An integrated review and a future research agenda. The Leadership Quarterly, v. 29, p. 179–202, 2018.

JESUÍNO, J. C.; SOCZKA L.; MATOSO, J. G. Aferição de uma escala de atitudes para avaliação da satisfação no trabalho. Psicologia, v. 4, n. 1/2, p. 103-122, 1983.

KLEIN, K. J.; HOUSE, J. On fire: Charismatic leadership and levels of analysis. The Leadership Quarterly, v. 6, p. 183–198, 1985.

LEITHWOOD, K. A. The move toward transformational leadership. Educational Leadership, v. 49, n. 5, p. 8-13, 1992.

LEITHWOOD, K. A. Leadership for school restructuring. Educational Administration Quarterly, v. 30, n. 4, p. 498-518, 1994.

LEPINE, J. A.; COLQUITT, J. A.; EREZ, A. Adaptability to changing task contexts: Effects of general cognitive ability, conscientiousness, and openness to experience. Personnel Psychology, v. 53, p. 563–593, 2000.

LIU, J., SIU, O.-L.; SHI, K. Transformational leadership and employee wellbeing: The mediating role of trust in the leader and self-efficacy. Applied Psychology. An International Review, v. 59, p. 454–479, 2010.

MARKS, H. M.; PRINTY, S. M. Principal leadership and school performance: An integration of transformational and instructional leadership. Educational Administration Quarterly, v. 39, p. 370-397, 2003.

MASLACH, C.; SCHAUFELI, W.B.; LEITER, M. P. Job burnout. Annual Review Psychology, v. 52, p. 397- 422, 2001.

MENEGHETTI, Francis Kanashiro. O que é um ensaio-teórico?. Rev. Adm. Contemp. (RAC), Curitiba, v. 15, n. 2, p. 320-332, Apr. 2011.

OKUBO, Y. (1997). Bibliometric Indicators and Analysis of Research Systems: Methods and Examples. OECD Science, Technology and Industry Working Papers, v. 1997, n. 01, p. 1–70.

PERRY, S. J.; WITT, L. A.; PENNEY, L. M.; ATWATER, L. The downside of goal-focused leadership: The role of personality in subordinate exhaustion. Journal of Applied Psychology, v. 95, p. 1145–1153, 2010.

PODSAKOFF, P. M.; MACKENZIE, S. B.; MOORMAN, R. H.; FETTER, R. Transformational leader behaviors and their effects on followers’ trust in leader, satisfaction, and organizational citizenship behaviors. The Leadership Quarterly, v. 1, n. 2, p. 107–142, 1990.

PORATH, C.; SPREITZER, G.; GIBSON, C.; GARNETT, F. G. Thriving at work: Toward its measurement, construct validation, and theoretical refinement. Journal of Organizational Behavior, v. 33, p. 250–275, 2012.

PRADO, P. H. M.; KORELO, J. C.; SILVA, D. M. L. Análise de Mediação, Moderação e Processos Condicionais. Revista Brasileira de Marketing, v. 13, n. 4, p. 4–24, 2014.

QUEVEDO-SILVA, F.; SANTOS, E. B.; BRANDÃO, M. M.; VILS, L. Estudo Bibliométrico: Orientações sobre sua Aplicação. Revista Brasileira de Marketing, v. 15, n. 02, p. 246–262, 2016.

QUINTÃO, S.; DAVID, I. C. Burnout em Professores: a sua relação com a personalidade, estratégias de coping e satisfação com a vida. Acta Medica Portuguesa, v. 25, n. 3, p. 145-155, 2012.

RICHARDS, K. A. R.; HEMPHILL, M. A.; TEMPLIN, T. J. Personal and contextual factors related to teachers’ experience with stress and burnout. Teachers and Teaching theory and practice, v. 24, n. 7, p. 768-787, 2018.

RINGLE, C. M.; DA SILVA, D.; BIDO, D. D. S. Structural Equation Modeling with the Smartpls. Revista Brasileira de Marketing, v. 13, n. 02, p. 56–73, 2014.

SCHUSTER, M. S.; DIAS, V. V. Oldenburg Burnout Inventory – validação de uma nova forma de mensurar Burnout no Brasil. Ciência & Saúde Coletiva, v. 23, n. 2, p. 553-562, 2018.

SEBASTIAN, J.; ALLENSWORTH, E.; STEVENS, D. The influence of school leadership on classroom participation: examining configurations of organizational supports. Teachers College Record, v. 116, p. 1-36, 2014.

SELTZER, J.; NUMEROF, R.; BASS, B. Transformational leadership: Is it a source of more burnout and stress? Journal of Health and Human Resources Administration, v. 12, p. 174–185, 1989.

SMITH, P. C.; KENDALL, L. M.; HULIN, C. L. The measurement of satisfaction in work and retirement: A strategy for the study of attitudes. Oxford, England: Rand Mcnally, 1969.

SPREITZER, G. M.; SUTCLIFFE, K.; DUTTON, J. E.; SONENSHEIN, S.; GRANT, A. M. A socially embedded model of thriving at work. Organization Science, v. 16, p. 537–550, 2005.

STAKE, R. E. Qualitative Case Studies. In: Denzin, N. K.; Lincoln, Y. S. (Orgs.) The SAGE Handbook of Qualitative Research. Thousand Oaks: Sage, 2005.

TEN BRUMMELHUIS, L. L.; BAKKER, A. B. A resource perspective on the work–home interface: The work–home resources model. American Psychologist, v. 67, p. 545–556, 2012.

VALLADARES, L. "Os dez mandamentos da observação participante". Revista Brasileira de Ciências Sociais, São Paulo, v. 22, n. 63, fev. 2007.

WOLPIN, J.; BURKE, R. J.; GREENGLASS, E. R. Is Job Satisfaction an Antecedent or a Consequence of Psychological Burnout? Human Relations, v. 44, n. 2, p. 193–209, 1991.

YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman, 2001.

Publicado

2022-05-06

Edição

Seção

Artigos