Gestão de pessoas como estratégia: um estudo de caso em uma empresa de telefonia de Juiz de Fora.

Autores

  • Erica Schefer de Almeida MBA UFJF
  • Débora Vargas Ferreira Costa UFJF
  • Joyce Gonçalves Altaf Faculdades Integradas Vianna Júnior
  • Douglas Ribeiro de Castro Faculdades Integradas Vianna Júnior
  • Irene Raguenet Troccoli Universidade Estácio de Sá

DOI:

https://doi.org/10.20503/recape.v3i2.16534

Palavras-chave:

Gestão Estratégica de Pessoas, Modelo dos Múltiplos Papéis, Estratégia Empresarial

Resumo

A perspectiva da gestão estratégica de pessoas tem sido apontada por vários autores como fonte de vantagem competitiva empresarial. O presente estudo de caso de abordagem qualitativa, realizado em uma organização prestadora de serviços no ramo de telecomunicações, investigou a área de recursos humanos (RH) da empresa, analisando-lhe os papéis adotados e verificando o desempenho de cada papel. Dentre as conclusões, salienta-se que determinadas funções do RH têm contribuído para a realização da estratégia empresarial, mas ainda é necessário maior investimento nos seus papeis enquanto agente facilitador da mudança e enquanto parceiro estratégico.

Biografia do Autor

Erica Schefer de Almeida, MBA UFJF

MBA em Gestão de Pessoas pela Universidade Federal de Juiz de Fora

Débora Vargas Ferreira Costa, UFJF

Mestre em Administração de Empresas e Professora da Universidade Federal de Juiz de Fora

Joyce Gonçalves Altaf, Faculdades Integradas Vianna Júnior

Mestre em Administração de Empresas e Professora da Faculdades Integradas Vianna Júnior

Douglas Ribeiro de Castro, Faculdades Integradas Vianna Júnior

Graduação em Administração de Empresas pela Faculdades Integradas Vianna Júnior

Irene Raguenet Troccoli, Universidade Estácio de Sá

Doutora em Administração de Empresas e Professora da Universidade Estácio de Sá - MADE

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