A Uberização da Coordenação Pedagógica de Escolas Estaduais de São Paulo: Estratégias para Proletarização Docente?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2764-8389.2022v1i1p216-240

Palavras-chave:

Coordenação Pedagógica, Formação de Professores, Escola Pública

Resumo

Este texto tem como objetivo: Apresentar reflexões sobre os conceitos de proletarização e uberização da educação, e a partir disso contextualizar a atual situação da coordenação pedagógica de escolas públicas da rede estadual de São Paulo, para assim compreender que a ausência de pedagogos (as) nas coordenações desta rede de ensino pode ser uma via para a proletarização docente. A metodologia empreendida contou com a análise documental e de literatura sobre o tema estudado (LUDKE, ANDRÉ, 2018). Contamos com Venco (2019), Contreras (2012) e Hypolito (1991) entre outros (as) autores (as) que nos deram suporte para tais reflexões. Com a discussão apresentada é possível inferir que há na SEE SP indícios de uberização docente via Coordenação Pedagógica, pois as perdas de autonomia, a fragmentação do trabalho, entre outras características presentes na Coordenação estudada, incidem diretamente no trabalho docente.

Biografia do Autor

Michael de Oliveira Lemos, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC SP) – 2021 Mestrando em Educação pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) - 2021. Especialista em Educação pela Universidade de São Paulo (USP) - 2012 e em Gestão da Aprendizagem, pela Universidade Brás Cubas (UBC) - 2019. Licenciado em História, pela Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES) - 2014 e em Pedagogia pela Faculdade Anhanguera de São Caetano - 2010. Atualmente é pesquisador no Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Escola Pública, Infâncias e Formação de Educadores (Gepepinfor). E mail: michael.lemos@unifesp.br. Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8187756062966016. ORCID ID: https://orcid.org/0000-0001-5574-5534. Unifesp. Brasil

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2022-07-31 — Atualizado em 2023-03-03

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