Desmontando a santidade: Interferências sociais e políticas no processo de santificação de Madre Paulina

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2764-8389.2022v2i1p10-38

Palavras-chave:

Romanização, Santidade, Gênero e catolicismo, Santa Paulina

Resumo

O presente trabalho foi entregue à Escola de Sociologia e Política da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP), como exigência parcial para obtenção do título de Bacharel em Sociologia e Política. O artigo teve como objetivo central analisar a construção da santidade de Madre Paulina do Coração Agonizante de Jesus a partir do impacto direto e indireto de disputas sociais e políticas em vida que poderiam ter exercido interferência na eficiência de seu processo canônico, encerrado em 2002. A partir da coleta e interpretação de materiais de ordem documental e histórica, procurou-se compreender as atividades e conexões burocrático-políticas de Madre Paulina como componente da Igreja Católica brasileira no contexto da romanização. Concomitantemente, almejou-se identificar de que forma foram articulados os marcadores sociais da diferença no processo canônico com ênfase na agência, utilizando-os para relacionar os modelos de Pierre Bourdieu e Peter Berger a respeito de supostas disputas por “capital sagrado”, tanto no que diz respeito ao plano terreno, onde vivem os homens, quanto ao seu duplo cósmico, onde vivem os santos e deuses. Considerando os fatos religiosos como necessariamente sociais, buscou-se explicar, portanto, que não apenas há interferência sociológica sobre a santidade, mas que esta se dá de forma constante e diversa, também a partir da ação individual do próprio sujeito santificado.

Biografia do Autor

Isabella Tritone Medeiros, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Graduada em Sociologia e Política pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP) e mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Religião da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). ORCID: 0000-0002-8998-0177. E-mail: isabellatritone@gmail.com. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9176958100350905. Brasil.

Referências

ALVES, Daniele Ribeiro. O gênero da devoção: corpo feminino, sofrimento e testemunho na devoção a Isabel Maria, a santa protetora das mulheres agredidas. Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.

ARAS, Lina Maria Brandão de; BRITO, Leandro Neri. Aspectos históricos da vida consagrada feminina no Brasil: ser freira antes e depois do Concílio Vaticano II. Florianópolis, Seminário Internacional Fazendo Gênero, 11 & 13th Women’s Worlds Congress (Anais Eletrônicos), 2017.

AZEVEDO, Thalies de. O Catolicismo no Brasil. Rio de Janeiro, MEC/Serviço de Documentação (Cadernos de Cultura 87), 1955.

AZZI, Riolando. Presença da Igreja Católica na sociedade brasileira - 1921/1979. Rio de Janeiro, Tempo e Presença (Cadernos do ISER 13), 1981.

BERGER, Peter. O dossel sagrado. Elementos para uma teoria sociológica da religião. São Paulo: Paulus, 2004.

BERGER, Peter. Um rumor de anjos. A sociedade moderna e a redescoberta do sobrenatural. Petrópolis: Vozes, 1973.

BOURDIEU, Pierre. Esboço de uma teoria da prática. In: ORTIZ, R. (org.). Pierre Bourdieu: sociologia. São Pulo: Ática, 1994, p. 46-81.

BOURDIEU, Pierre. O campo científico. In: ORTIZ, R. (org.). Pierre Bourdieu: sociologia. São Paulo: Ática, 1994, p. 122-156.

CUBAS, C. J. Memórias de formação: Sentidos e sensibilidades durante o início da vida religiosa na Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição (1960 – 1990). Revista Tempo e Argumento, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 44 - 60, 2010.

CUBAS, C. J. O processo de recepção do Concílio Vaticano II: Algumas experiências de formação na Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição (1960 – 1990). Fronteiras, [S. l.], v. 12, n. 21, p. 227-245, jun. 2010.

CUSTÓDIO, Maria Aparecida Corrêa; HILSDORF, Maria Lucia Spedo. Artes de fazer de uma congregação católica: uma leitura certeausiana da formação e trajetória das Filhas da Imaculada Conceição (1880-1909). Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011.

DURKHEIM, Émile. Formas elementares da vida religiosa: o sistema totêmico na Austrália. Tradução Joaquim Pereira Neto. São Paulo: Edições Paulinas, 1989.

GARCIA, Martina M. E. González. Trajetórias e passagens na vida religiosa feminina. In: Revista REVER. Ano 14, n.02, 2014.

GIL, Ana Helena Correa de Freitas; GIL FILHO, Sylvio Fausto. O santuário de Santa Paulina em Nova Trento (Santa Catarina – Brasil): Formas simbólicas e institucionalidade do carisma de Amabile Lúcia Visintainer. Raega - O Espaço Geográfico em Análise, [S.l.], v. 20, dec. 2010.

GINZBURG, Carlo. Mitos, emblemas, sinais: Morfologia e História. 1ª reimpressão. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.

GOFFMAN, Erving. Manicômios, Prisões e Conventos. Tradução de Dante Moreira. Leite. 7ª edição. São Paulo: Editora Perspectiva, 2001.

GROSSI, Miriam Pillar. Jeito de Freira: estudo antropológico sobre a vocação feminina. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n.73, p. 45-58, 1990.

GROSSI, Miriam Pillar. Conventos e celibato feminino entre camponesas do Sul do Brasil. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, v. 1, n.1, p. 47-60, 1995.

GROSSI, Miriam Pillar. Jeito de freira: uma etnografia da vocação religiosa feminina no século XX. 1ª Edição. Florianópolis: Tribo da Ilha, 2020.

LÉVI-STRAUSS, Claude. A estrutura dos Mitos. In: Antropologia estrutural. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1970, p. 221-248.

MAHMOOD, Saba. Teoria feminista, agência e sujeito liberatório: algumas reflexões sobre o revivalismo islâmico no Egito, Etnográfica [Online], vol. 23 (1), 2019.

MANOEL, Ivan A. O início da educação católica feminina no Brasil (1859-1919): os colégios das “freiras francesas”. Pág. Educ., Montevideo, v.5, n.1, p. 115-134, 2012.

MARIN, Jérri Roberto. História e historiografia da romanização: reflexões provisórias. Revista de Ciências Humanas, Florianópolis: EDUFSC, n. 30, p. 323-324, out. de 2001.

MAUSS, Marcel. A prece. In: Ensaios de Sociologia. São Paulo: Perspectiva, 1981, p. 229-273.

MICELI, Sergio. A elite eclesiástica brasileira: 1890-1930. Tese (livre-docência) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Campinas, SP, 1985.

MONTEIRO, Lorena Madruga. A romanização do catolicismo e os instrumentos de restauração católica dos Jesuítas no Brasil. Asociación Latinoamericana de Sociología, Buenos Aires, 2009.

PISCITELLI, Adriana. Interseccionalidades, categorias de articulação e experiências de migrantes brasileiras. Sociedade e Cultura, [S. l.], v. 11, n. 2, 2008.

ROMA. Madre Paulina, Biografia Comentada. Vol. 1. Positio sobre a vida e as virtudes, 1986.

ROSADO NUNES, Maria José F. Freiras no Brasil. In: PRIORE, Mary Del (Org). História das Mulheres no Brasil. São Paulo: Contexto, 2012, p. 482-509.

SANTOS LIMA, Y. Culto, devoção e santidade: um estudo bibliográfico sobre o processo santoral na religiosidade cristã. Nova Revista Amazônica, v. 1 n. 2, Jul./Dez. 2013.

SERBIN, Kenneth. Padres, celibato e conflito social – uma história da Igreja Católica no Brasil. Tradução Laura Teixeira Motta. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.

SOUZA, Ney de. (org.). Catolicismo em São Paulo: 450 anos da presença da Igreja Católica em São Paulo (1554-2004). São Paulo: Paulinas, 2003.

SOUZA, Ney de. Catolicismo, Sociedade e Teologia no Brasil Império. Atualidade Teológica, vol. 46, Jan – Abr de 2013, p. 127-144.

TODARO, Margaret P. Pastors, prophets and politicians: a study of the brazilian Catholic Church - 1916/1945. New York, 1971.

VAUCHEZ, André. Santidade. In: Enciclopédia Einaudi vol. 12. Lisboa: Imprensa Nacional – Casa da Moeda, 1987.

WEBER, Max. Economia e Sociedade: fundamentos da sociologia compreensiva. Vol. 1. Tradução Regis Barbosa e Karen Elsabe Barbosa. 4ª ed. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2000.

Downloads

Publicado

2023-02-28 — Atualizado em 2023-02-28

Versões

Edição

Seção

Artigos