This is an outdated version published on 2022-08-25. Read the most recent version.

Marxian Political Legacy

Social Meaning of Scientific Knowledge for the Student Movement in Social Work

Authors

  • Lucila de Souza Zanelli Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

DOI:

https://doi.org/10.23925/2764-8389.2022v1i1p41-75

Keywords:

marxism, Social Work, student movement, political-organizational dimension, knowledge production

Abstract

With the text that follows, the objective is to reaffirm the relevance of the thought of Marx and Engels still in the 21st century, as well as to situate their theoretical-methodological conceptions as a political legacy for the general struggles of workers around the world, among which they place up those fought by the Brazilian social service student movement. The reflections proposed here were systematized from investigations developed in a discipline of a postgraduate program in Social Work, articulated to the theme of a completed course conclusion work, the result of a research that unfolds in a master's project in progress. The debate is introduced with a generalist contextualization on the contemporary dynamics of capitalist society, a terrain in which the socio-political direction of production, socialization and appropriation of knowledge in the arena of class struggle is developed and disputed. The text presents approximate elements in the debate about the social meaning of scientific knowledge in Social Work, especially with regard to its connection and claim to critical social theory as a theoretical framework. The conclusive notes ratify the Marxian theory as a political legacy for the endorsement of the critical social direction of the profession, with emphasis on the struggles carried out by the student social service movement. These struggles also constitute the history of the general student movement, in the context of democratic clashes and revolutionary leadership held in Brazilian territory.

Author Biography

Lucila de Souza Zanelli, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Assistente social no Instituto Maria Modesto, em Uberaba/MG. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Fundamentos, Formação E Exercício Profissional em Serviço Social (GEFEPSS), vinculado à Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. E-mail: lucilazanelli.as@gmail.com. Curriculum Lattes:  http://lattes.cnpq.br/8322871996920888. ORCID ID: https://orcid.org/0000-0002-8268-2468. Brasil

References

ABRAMIDES, Maria Beatriz da Costa. O projeto ético-político do serviço social brasileiro: ruptura com o conservadorismo. São Paulo: Cortez, 2019.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENSINO E PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL. Diretrizes gerais para o curso de serviço social (Com base no Currículo Mínimo aprovado em Assembleia Geral Extraordinária de 8 de novembro de 1996.). Mimeo.

BRAZ, Marcelo. Notas sobre o projeto ético-político do serviço social. In: CONSELHO REGIONAL DE SERVIÇO SOCIAL 7ª Região. (org.). Assistente social: ética e direitos - coletânea de leis e resoluções. 5. ed. Rio de Janeiro: Daugraf, 2008, v. 1, p. 78-85.

CONSELHO FEDERAL DE SERVIÇO SOCIAL (Brasil). Código de ética do/a assistente social comentado. São Paulo: Cortez, 2012.

DESLANDES, Suely Ferreira. O projeto de pesquisa como exercício científico e artesanato intelectual. In: MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.) Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2016. p. 30-55.

DURIGUETTO, Maria Lúcia. Movimentos sociais e serviço social no Brasil pós-anos 1990: desafios e perspectivas. In: ABRAMIDES, Maria Beatriz; DURIGUETTO, Maria Lúcia (org.). Movimentos sociais e serviço social: uma relação necessária. São Paulo: Cortez, 2014. p. 177-194.

EXECUTIVA NACIONAL DE ESTUDANTES DE SERVIÇO SOCIAL (Brasil). Cartilha

“A quem serve o teu conhecimento?” Brasil, 2015. Disponível em: https://enessooficial.files.wordpress.com/2015/08/a-quem-serve-teu-conhecimento-enesso-2015.pdf. Acesso em: 20 mar. 2022.

EXECUTIVA NACIONAL DE ESTUDANTES DE SERVIÇO SOCIAL (Brasil). Estatuto da Executiva Nacional de Estudantes de Serviço Social. [Curitiba,PR]: ENESSO, 2019. Disponível em: https://enessooficial.files.wordpress.com/2020/10/estatuto-revisado-2019-3.pdf. Acesso em: 15 abr. 2022.

FORNAZIER MOREIRA, Tales Willyan; CAPUTI, Lesliane. As Diretrizes Curriculares da

ABEPSS e os Valores Éticos e Políticos para a Formação Profissional em Serviço Social.

Temporalis. Brasília, DF, v. 16, n. 32, p. 97-121, jul./dez. 2016. Disponível em:

http://periodicos.ufes.br/temporalis/article/view/14006. Acesso em: 25 fev. 2022.

GRUPO DE TRABALHO E PESQUISAS MOVIMENTOS SOCIAIS E SERVIÇO SOCIAL. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENSINO E PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL (ABEPSS). Relatório do GTP serviço social e movimentos sociais gestão 2017-2018. Vitória, ES: XVI ENPESS, 2018. Disponível em: http://www.abepss.org.br/arquivos/anexos/relatorio-gestao-20172018-movimentos-sociais-e-servico-social-201912021622508947260.pdf. Acesso em: 15 jan. 2022.

GUERRA, Yolanda. A dimensão investigativa no exercício profissional. In: CONSELHO FEDERAL DE SERVIÇO SOCIAL; ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENSINO E PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL (org.). Serviço social: Direitos sociais e competências profissionais. Brasília, DF: CFESS, 2009.

GUIMARÃES, Maria Clariça Ribeiro. Movimento estudantil de Serviço Social e dilemas atuais: o desafio é (re)encantar-se. In: Universidade e Sociedade. Brasília, DF, v. 54, p. 70-81, ago. 2014. Disponível em: https://enessooficial.files.wordpress.com/2012/04/movimento-estudantil-de-servic3a7o-social-e-dilemas-atuais-o-desafio-c3a9-reencantar-se-2014.pdf. Acesso em: 20 nov. 2021.

IAMAMOTO, Marilda Vilella. Serviço social em tempo de capital fetiche: capital financeiro, trabalho e questão social. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2008.

IAMAMOTO, Marilda Vilela. Proposta de interpretação histórico-metodológica. In: IAMAMOTO, Marilda Vilella; CARVALHO, Raul de. Relações sociais e serviço social no Brasil: esboço de uma interpretação histórico-metodológica. 41. ed. São Paulo: Cortez, 2014. p. 35-130.

IASI, Mauro Luis. Ensaios sobre consciência e emancipação. 2. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2011.

IASI, Mauro Luis. Pré-história, pós-pandemia e o que virá. Blog da Boitempo, São Paulo, 14 abr. 2020. Disponível em: https://blogdaboitempo.com.br/2020/04/17/pre-historia-pos-pandemia-e-o-que-vira/. Acesso em: 31 mar. 2022.

LÊNIN, Vladimir Ilitch Ulianov. As tarefas das uniões da juventude. In: Germinal: Marxismo e educação em debate. Salvador, BA, v. 07, n. 02, p. 337-348, dez. 2015. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/15303/10487. Acesso em: 16 abr. 2022.

MARQUES, Morena Gomes; GUIMARÃES, Maria Clariça Ribeiro. Movimentos sociais e Serviço Social: uma análise das publicações sobre o tema. Temporalis. Brasília, DF, ano 19, n. 38, p. 24-36, jul./dez. 2019. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/temporalis/article/view/24175/20063. Acesso em: 17 nov. 2021.

MARX. In: Os Pensadores. Coordenação editorial: Janice Florido. Tradução de Edgard

Malagodi. Colaboração de José Arthur Giannotti. São Paulo: Nova Cultural, 1999. p. 49.

(Karl Marx. Para a crítica da economia política. Do capital. O rendimento e suas fontes).

MARX, Karl. Crítica da filosofia do direito de Hegel. São Paulo: Boitempo, 2013.

MARX, Karl. O Processo de trabalho e o processo de valorização. In: MARX, Karl. O capital: crítica da economia política. Livro I. 2. ed. São Paulo: Boitempo, 2017. p. 255-275.

NETTO, José Paulo. Ditadura e serviço social: uma análise do serviço social no Brasil pós-64. 13. ed. São Paulo: Cortez, 2009a.

NETTO, José Paulo. Introdução ao método da teoria social. In: CONSELHO FEDERAL DE SERVIÇO SOCIAL; ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENSINO E PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL. (org.). Serviço Social: Direitos sociais e competências profissionais. Brasília: CFESS, 2009b.

NETTO, José Paulo. Capitalismo monopolista e serviço social. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

NETTO, José Paulo. Introdução. In: NETTO, José Paulo. O leitor de Marx. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2012. p. 07-35.

NETTO, José Paulo. Uma face contemporânea da barbárie. Revista Novos Rumos. Marília, SP, v. 50, n. 1, 2013. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/novosrumos/article/view/3436. Acesso em: 14 abr. 2022.

NETTO, José Paulo. Karl Marx: Uma biografia. São Paulo: Boitempo, 2020.

POERNER, Arthur José. O poder jovem: história da participação política dos estudantes brasileiros. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1968.

RAMOS, Sâmya Rodrigues. A importância da articulação entre ABEPSS, Conjunto CFESS/CRESS E ENESSO para a construção do projeto ético-político do serviço social brasileiro. In: Temporalis, Brasília, DF, v. 11, n. 22, p. 113-22, jul./dez. 2011. Disponível em: https://www.abepss.org.br/arquivos/anexos/ramos-samya-rodrigues-201608060412162753570.pdf. Acesso em: 17 out. 2021.

REVISTA BARRAVENTO. Editorial. 2021: Marcha o exército de famélicos na estrada de tijolos amarelos. Revista Barravento. Brasil, 17 nov. 2021. Disponível em: https://revistabarravento.com/post/2021-marcha-o-ex%C3%A9rcito-de-fam%C3%A9licos-na-estrada-de-tijolos-amarelos. Acesso em: 19 nov. 2021.

SANTOS, Tiago Barbosa. A participação política dos estudantes de serviço social na defesa e consolidação da direção social da formação: a práxis política dos estudantes e a relação com a formação profissional. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) – Faculdade de Serviço Social, Pontifícia Universidade Católica, São Paulo, 2007. Disponível em: https://bityli.com/7MawBS. Acesso em: 20 out. 2021.

YAZBEK, Maria Carmelita. Serviço Social e seu projeto ético-político em tempos de devastação: resistências, lutas e perspectivas. In: YAZBEK, Maria Carmelita; IAMAMOTO, Marilda Vilela. (org.). Serviço Social na história: América Latina, África e Europa. São Paulo: Cortez, 2019. p. 86-101.

ZANELLI, Lucila de Souza. Movimento estudantil de serviço social e consciência de classe: um debate a partir da ENESSO. 2019. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Serviço Social) – Departamento de Serviço Social, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2019. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/17GbO9b75ioXi9WphCxp22jDP-gLg2LXi/view. Acesso em: 29 nov. 2021.

ZANELLI, Lucila de Souza; CAPUTI, Lesliane. Consciência de classe e o movimento estudantil de Serviço Social brasileiro. Serviço Social em perspectiva. Montes Claros, MG, v. 04, n. especial, p. 417-428, 2020. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/sesoperspectiva/article/view/1431/1638. Acesso em: 18 abr. 2022.

Published

2022-07-31 — Updated on 2022-08-25

Versions

Issue

Section

Dossiê