Pesquisa e Extensão e Educação Básica

das forças que nos compõem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1982-6672.2022v15i44p146-166

Palavras-chave:

educação, arte-educação, pesquisa e extensão, instituto federal

Resumo

Este trabalho discute, teórica e experimentalmente, atividades desenvolvidas em projetos de pesquisa e extensão em uma unidade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), explorando os processos de individuação que permeiam os movimentos mais abertos de formação acadêmica, nos intermezzos dos programas curriculares. Sustentado teoricamente em autores da filosofia contemporânea francesa, pretende-se contribuir com novas perspectivas de análise no campo da Educação, Linguagens e Artes, discutindo, com a experimentação fílmica, noções de marcas incorpóreas, acontecimento e individuação. Defendem-se os projetos relacionados à história e à cultura indígena, afro-brasileira e africana de língua portuguesa, ressaltando a potência do tripé ensino-pesquisa-extensão dos institutos federais para a promoção de linhas de experimentação e de individuação.

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Biografia do Autor

Davina Marques, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Hortolândia

Professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Hortolândia (IFSP-HTO), onde integra o Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguagem, Ensino e Sociedade (GEPLES). Graduada em Português e Inglês - Licenciatura Plena (UNIMEP) e Pedagogia (UNICAMP) com mestrado em Educação (UNICAMP) e doutorado em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa (USP).

Antonio Carlos Rodrigues de Amorim, Universidade Estadual de Campinas

Graduado em Biologia pela Universidade Federal de Viçosa, com mestrado e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas e Livre Docência nesta mesma Universidade. Pós-Doutorado na Escola de Comunicação do Goldsmiths College da Universidade de Londres. Docente da Universidade Estadual de Campinas, no Departamento de Educação, Conhecimento, Linguagem e Arte, pesquisador do Laboratório de Estudos Audiovisuais (Olho) e pesquisador associado no Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor).

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Publicado

2022-10-28