Qualis: B1 |
Área do conhecimento: Sociologia |
v. 15 n. 44 (2022): Dossiê: Projetos e identidades de Brasil: 200 anos da Independência Brasileira e 100 anos da Semana de Arte Moderna
O ano de 2022 marca importantes inflexões na história brasileira. Ano de encruzilhada de forças e projetos de país, em que se realizam eleições gerais para a troca ou manutenção do comando da república, trazendo à tona o choque entre tendências ideológicas em jogo e fazendo aflorar as ansiedades e violência políticas. Este é um ano crucial na definição dos rumos imediatos que o Brasil trilhará, num momento dramático da história do país, em meio à crise econômica e aos enfrentamentos de uma pandemia global, em que a sociedade brasileira encontra-se politicamente fraturada pelos acontecimentos da última década e sob o governo de uma extrema direita disruptivo com os valores democráticos.
Acrescenta-se que neste ano também são celebrados dois importantes eventos históricos de profícuas repercussões no destino do país, que desempenharam papel fundamental na construção e formação de sua identidade. Completa-se, em 2022, o segundo centenário da Independência do Brasil, alcançada em 7 de setembro de 1822, e o primeiro centenário da Semana de Arte Moderna, de 13 a 17 de fevereiro de 1922. Mais do que a maioria dos anos, 2022 nos convida a refletir sobre os caminhos e descaminhos do Brasil, sobre os projetos nacionais e utopias do passado e do presente, e a formação da identidade brasileira.