Devir, rizoma e transversalidade em Cyberpunk 2077
uma crítica às sociedades de controle a partir de uma leitura deleuziana
DOI:
https://doi.org/10.23925/1982-6672.2023v16i47p37-53Palavras-chave:
Game Studies, Devir, Rizoma, Sociedade de Controle, Cyberpunk 2077Resumo
Lançado em setembro de 2020, o game Cyberpunk 2077 apresenta um futuro em que já não é possível desconectar a mente do ciberespaço, lembranças são guardadas em chips e a busca por peças, softwares e antivírus de melhor qualidade garantem uma vida segura e semi-eterna. Nesse sentido, o objetivo desse artigo é fazer uma leitura deleuziana da estrutura narrativa de Cyberpunk 2077, partindo da hipótese que o game alicerça o protagonista V em situações que aclaram questionamentos trazidos por Deleuze em obras como Diferença e Repetição, Mil Platôs e em entrevistas como Controle e devir. A partir do olhar deleuziano, percebe-se em Cyberpunk 2077 problematizações acerca de potenciais mecanismos de agenciamento da sociedade de controle e uma crítica a um eventual descarte do corpo pelo tecnocapitalismo de 2077 a partir de conceitos como devir, rizoma, comunicação a-paralela.
Downloads
Metrics
Referências
BLADE RUNNER: o caçador de androides. Direção de Ridley Scott. Warner Bros, 1h 57 min, VHS, col., 1982.
CROSS, Richard. “There Is No Authority But Yourself”: The Individual and the Collective in British Anarcho-Punk. Music & Politics, v. 4, n. 2, 2010.
CRESWELL, J. Research design: Qualitative, quantitative and mixed methods approaches (2nded.). Thousand Oaks, CA: SAGE Publications. 2003.
CYBERPUNK 2077. CD Projekt. Varsóvia, Polônia. Jogo eletrônico. 2020.
DELEUZE, Gilles. Controle e devir. In: DELEUZE, Gilles. Conversações, 1972-1990. São Paulo: Editora 34, 1992a. p. 209-218.
__________. Post-scriptum sobre as sociedades de controle. In: DELEUZE, Gilles. Conversações, 1972-1990. São Paulo: Editora 34, 1992b. p. 219-226.
__________. Controle e devir. In: DELEUZE, Gilles. Conversações, 1972-1990. São Paulo: Editora 34, 1992a. p. 209-218.A literatura e a vida. In: DELEUZE, Gilles. Crítica e clínica. São Paulo: Editora 34, 1997.
__________. Diferença e Repetição. São Paulo: Graal. 2006 [1968].
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia. v. 1. Rio de Janeiro: Ed. 34. 1995a [1980].
__________. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia. v. 3. Rio de Janeiro: Ed. 34. 1995b [1980].
DRAGON BALL Z: Doragon bôru zetto. Toei Animation/Toei Company. 1989-1996. Video, color. Episódios relativos a saga dos androides: 118-194 [exibição em 1992].
GIBSON, William. Neuromancer. 5 ed. São Paulo: Aleph, 2016 [1984].
HARAWAY, Donna. A manifesto for cyborgs: Science, technology, and socialist feminism in the 80’s. In: SEIDMAN, Steven (ed.). The postmodern turn: News perspectives on social theory. New York: Cambridge University Press, 1994. p. 82-118.
HORIZON ZERO DAWN. Guerrilla Games/Sony. Amsterdã, Holanda. Jogo eletrônico. 2017.
O HOMEM BICENTENÁRIO. Direção de Chris Columbus. Columbia Pictures, 2hs 12 min, VHS, col., 1999.
IQBAL, Mohammad. Defining cyberterrorism. The Jonh Marshall Journal of Information Technology & Privace Law. v. 22, p. 397-408, 2004.
I. A.: INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL. Direção de Steven Spielberg. Warner Bros/Dreamworks Picture. 2hs 26 min, VHS, Color, 2001.
NEON GENESIS EVANGELION. Gainax/Nihon/Tv Tokyo. Anime, vídeo, col., 1995-1996.
NIETZCHE, Friedrich. Crepúsculo dos ídolos. Tradução de Paulo Cesar de Souza. 1 ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.
NITSCHE, Michael. Video games spaces: image, play, and structure in 3D worlds. Massachusetts: MIT Press, 2009.
ZOURABICHVILI, François. Deleuze: uma filosofia do acontecimento. São Paulo: Editora 34, 2016.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Aurora. Revista de Arte, Mídia e Política
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.